Soluções tecnológicas para estimular a participação política

Publicado por Glaudir Schlemper em

Nos últimos anos, a população tem conversado mais sobre política e demonstrado interesse no tema. Apesar dessa manifestação, o brasileiro não se sente representado pelos servidores em exercício e não têm o hábito de acompanhar as sessões nas TVs públicas legislativas.
A participação política da população é importante para a gestão pública, para fiscalizar o trabalho dos parlamentares e poder intervir em medidas que não respeitam o interesse da maioria. Por isso, vereadores, deputados, senadores estão buscando tecnologias para estimular a participação política dos eleitores. Veja o que pode ajudar nesse processo.

Smartplay: uma solução inovadora que ajuda a estimular a participação política

O Smartplay é uma solução que permite a transmissão ao vivo com gravação simultânea e distribuição automatizada dos conteúdos. A ferramenta transmite as sessões plenárias, grava e organiza o conteúdo com o nome, tempo de fala, tema, data da sessão. Em seguida, as informações são distribuídas de forma inteligente.
De forma automatizada, o sistema divide a gravação em blocos de vídeos com as falas de cada orador e envia as mídias individualmente para cada parlamentar cadastrado na plataforma. Ao término de cada fala, o sistema envia um e-mail com um link de acesso ao trecho registrado. Esse processo é feito antes mesmo de terminar a sessão.
Os assessores podem usar esse link para fazer download do arquivo e compartilhar nas redes sociais do político. O recurso também conta com ferramentas de busca por trechos específicos da fala. A pesquisa é feita por palavras-chave.

Quais são os recursos que o Smartplay oferece?

Gravação e segmentação de conteúdos ao vivo
Com o Smartplay é necessário apenas que um operador clique na foto do parlamentar no momento da sua fala. Assim, o sistema edita automaticamente a gravação em blocos de vídeo com as falas, organiza os arquivos por nome, tempo de fala, tema, data, entre outros “presets”. Depois de gravados, os arquivos de vídeo são gerados para exibição via internet ou nas redes sociais.

Distribuição automatizada do conteúdo

Após a gravação, o Smartplay organiza os conteúdos e distribui de forma automatizada. O sistema grava as falas de cada legislador, organiza os arquivos por nome, tempo de fala, data e outras informações e envia a mídia individualmente para cada assessor.
A gravação desses conteúdos também é feita enquanto a assembleia ainda está em andamento. Nesse caso, um link de acesso ao conteúdo é gerado e enviado por e-mail.

Acesso ao sistema e busca de conteúdo

Por meio de login e senha, os assessores podem acessar o sistema para buscar por trechos específicos dos seus parlamentares. As pesquisas são feitas por palavra-chave. O usuário pode agrupar os conteúdos e unificá-los em uma única mídia para download.

Marcação de falas em tempo real

O sistema faz a marcação das falas dos oradores, bem como as informações sobre a sessão de forma automatizada.

Edição dos eventos

O Smartplay permite a edição de metadados, como nome do evento e assunto que está sendo tratado em cada fala ou por cada legislador. Além disso, é possível editar o início e o fim das falas de cada parlamentar para uní-las em uma única sequência. Isso também pode ser feito para diferentes parlamentares.

Integração e publicação automática

O Smartplay conta com uma API para integrar com os sistemas utilizados na casa legislativa ou com o YouTube. Após a captura e a gravação dos vídeos, o conteúdo pode ser publicado automaticamente na plataforma utilizada pela casa.

4 benefícios de utilizar o Smartplay

Transparência

Os parlamentares têm acesso aos vídeos com os conteúdos das próprias falas. Os materiais podem ser usados de acordo com o objetivo de cada servidor, inclusive como prestação de contas junto aos eleitores. Dessa forma, a comunicação é feita de forma transparente.

Transmissão ao vivo pela internet

O Smartplay pode ser usado para transmissões ao vivo pela internet. Com isso, a equipe do servidor pode acompanhar as sessões de qualquer lugar, basta ter acesso à internet.

Facilidade na gestão dos conteúdos

Os vídeos com as falas dos parlamentares são editados e registrados com as informações sobre cada sessão. Isso facilita a gestão do conteúdo. A equipe do parlamentar pode armazenar os vídeos de forma organizada para usar onde e quando quiser.

Aproxima o eleito do eleitorado

O Smartplay facilita a comunicação entre o eleitor e o parlamentar. O público não depende apenas das transmissões das TVs legislativas para acompanhar o trabalho dos políticos. Os parlamentares podem compartilhar os conteúdos em suas redes sociais e o eleitor tem acesso aos vídeos de todos os servidores, basta acessar suas páginas oficiais.
O Smartplay é uma solução que automatiza o processo de captura e gestão dos conteúdos das casas legislativas. Com o recurso, o parlamentar tem acesso ao registro de suas participações em sessões e audiência e pode usar os materiais para informar, interagir e prestar contas aos seus eleitores. Conheça essa ferramenta e veja como ela pode trazer resultados para sua estratégia de comunicação!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *