Transmissão ao vivo via internet: Por que você precisa começar a pensar nisso?

Publicado por Glaudir Schlemper em

A transmissão ao vivo via internet parece ter encontrado na Copa do Mundo de 2018 uma importante oportunidade para se firmar como alternativa aos tipos de transmissão tradicionais. Isso não só para o esporte, mas para a TV como um todo. Segundo estudo feito pelo IAB (Interactive Advertising Bureau), realizada com cerca 4.200 consumidores do Brasil e outros 20 países ao redor do mundo, “Quase ⅔ dos espectadores planejam assistir as partidas da Copa do Mundo de 2018 via streaming ao vivo, enquanto apenas metade planeja assistir a uma gravação de vídeo on-line ou na TV.”

Foi-se o tempo que a tela tradicional da TV era a única forma de encontrar conteúdo de interesse. Agora, o espectador está em todos os lugares, em todas as telas e, para ser visto, é preciso saber transmitir em todas elas. Se esse não é o seu caso, comece a pensar nisso agora mesmo. A seguir, falaremos sobre como o conteúdo transmitido via streaming ganhou importância nos últimos tempos, baseado em dados ofertados pela pesquisa da IAB:

A transmissão em streaming ganha espaço

O comportamento do consumidor diante das transmissões em streaming tem mudado. Segundo a pesquisa da IAB, citada no início do texto, 47% dos entrevistados afirmam consumir mais conteúdo de vídeo streaming hoje do que há um ano. O número é bastante representativo e demonstra uma mudança rápida de comportamento que deve movimentar também as empresas criadoras de conteúdo.

A boa notícia é que um dos principais desafios apontados no início das transmissões ao vivo pela internet parece ter sido superado: os anúncios. Como ganhar dinheiro se o espectador não estiver disposto a assistir comerciais? A resposta está na maior aceitação e na criação de anúncios mais direcionados e inteligentes, o que tem despertado interesse e, nos dias de hoje, não incomoda mais o espectador. A IAB destaca que 67% dos consumidores têm acesso a streaming de vídeos ao vivo e 52% deste grupo preferem esse recurso, mesmo que seja acompanhado por anúncios. Esse resultado representa uma quebra importante de paradigmas e reforça a certeza de que o mercado está no caminho certo.

Como começar a transmissão em streaming?

Agora que vimos que a transmissão em streaming é um tendência crescente e que, provavelmente, em pouco tempo a esmagadora maioria dos consumidores de conteúdo de TV estarão habituados a usá-la, você já deve estar convencido de que é preciso investir nessa forma de disseminação de conteúdo. No entanto, para ter qualidade é preciso usar as ferramentas certas. P,ara ser considerada excelente, a transmissão em streaming precisa ter as seguintes características:

Estabilidade

Se a transmissão ao vivo via internet se propõe a substituir a TV em momentos nos quais usar dispositivos móveis é mais conveniente, ela precisa ser tão estável quanto. Nada mais chato do que um vídeo que fica travando ou tem um delay muito grande em relação aos outros dispositivos. Em jogos de futebol então, nem se fala. Imagine receber a informação do gol somente depois que todos já comemoraram?

Qualidade

Não é porque uma transmissão é feita pela internet que ela não pode ter qualidade, isso é coisa do passado. É importante ter em mente que um vídeo para celular pode, e deve, ser mais leve do que para uma tela gigante, para manter a estabilidade. Porém, isso não pode ser às custas da qualidade. Caso contrário, uma captação bem feita pode ser em vão, pois o som e imagem nítidos não chegarão ao espectador.

Interatividade

Uma das vantagens mais interessantes da internet é que ela é uma via de mão dupla, ou seja, é muito fácil transmitir e também receber as informações. Sendo assim, o espectador pode ser estimulado a participar dos programas, engajar-se no conteúdo e tornar a relação ainda mais interessante. Para isso, basta que a solução usada para a transmissão ao vivo via internet ofereça a possibilidade de interação por meio de comentários, hashtags e até o envio de fotos ou vídeos curtos.

Ao final de cada ao vivo na internet, a possibilidade de salvar o vídeo transmitido e disponibilizar para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir em tempo real. Essa é outra das vantagens importantes do uso da internet para emissoras de TV que desejam estreitar laços e cativar espectadores. Em um espaço online de VOD os vídeos devem estar disponíveis para acesso e serem assistidos no momento mais conveniente.

Gostou das possibilidades que a transmissão em streaming pode trazer para a sua emissora? Então você precisa da ferramenta para viabilizar esse gerenciamento de conteúdo. Na Digilab, temos os equipamentos certos de acordo com a necessidade de cada contexto. Entre em contato conosco!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *