Como usar a “internet doméstica” para realizar transmissões ao vivo de alta qualidade com baixo delay

Como usar a “internet doméstica” para realizar transmissões ao vivo de alta qualidade com baixo delay

Uma transmissão ao vivo deve ser feita de forma que os telespectadores possam acompanhar o que está acontecendo em tempo real. No passado, essa atividade era esporádica, pois os custos para realizá-la eram altíssimos ou não atendiam às necessidades da emissora. Hoje, com a internet doméstica, é possível reverter esse quadro.

A tecnologia foi responsável por mudanças significativas nesse cenário. Hoje é possível fazer uma transmissão ao vivo, de alta qualidade, com baixo custo. A tecnologia, nesse caso, usa uma conexão de internet doméstica, dessas que são utilizadas em casa, para fazer a transmissão do sinal. Neste artigo, mostraremos como isso é possível. Confira!

Como fazer uma transmissão ao vivo por internet doméstica com qualidade broadcast

A transmissão ao vivo pela internet vem sendo realizada no Brasil há alguns anos. Não é uma novidade. O que é novo, porém, é a qualidade que é possível alcançar atualmente, sem que seja necessário fazer um alto investimento. 

Os recursos mais populares para esse tipo de atividade deixam a desejar na qualidade da transmissão, em relação ao delay e ao custo. Existem outras opções estrangeiras, mas que esbarram em questões como suporte técnico e equipe de desenvolvimento. 

O entrave nesse caso é que a emissora que fará a transmissão terá que entrar em contato com uma equipe que está em outro país para resolver problemas ou possíveis inconsistências técnicas. 

Além da barreira do idioma, o fuso horário acaba prejudicando a comunicação e o contato. Isso quer dizer que, em caso de problemas durante uma transmissão, existe o risco de não ter nenhum profissional disponível para resolver o problema. 

Fastlink: solução acessível para transmissão ao vivo com link de internet doméstica

O Fastlink é a alternativa criada pela Digilab para empresas que precisam ou querem realizar suas transmissões, sem serem prejudicadas pelos custos ou pela baixa qualidade.

O sistema conta com dois aparelhos: encoder e decoder, que são colocados nos locais de envio e recebimento do sinal. O envio da comunicação depende unicamente de uma conexão com a internet para ser realizado. 

O grande diferencial da ferramenta é que qualquer conexão de internet doméstica pode ser utilizada para fazer uma transmissão ao vivo. Ou seja, não é necessário contar com recursos exclusivos e dedicados, como é o caso do cabeamento de fibra ótica, por exemplo.

Isso quer dizer que a emissora consegue fazer sua transmissão com uma conexão existente, ou ainda, com uma rede privada. No futuro, será possível fazer a transmissão usando um smartphone no lugar de um encoder. 

Para utilizar o sistema, a transmissora precisa apenas das informações de IP do local que vai enviar e receber o sinal. Esses dados serão usados para configurar os equipamentos de enconder e decoder. Após a configuração, basta conectar os equipamentos em seus devidos lugares. Veja os benefícios de usar a ferramenta.

3 Vantagens do Fastlink

Transmissão em tempo real

Utilizando outros recursos de transmissão, também por meio da internet, é possível ter um delay de 30 segundos ou mais. Esse tempo pode ser percebido durante a transmissão, quando um informação é enviada, mas não chega imediatamente ao participante. 

Vamos pegar o exemplo de uma conversa entre dois jornalistas que estão em estúdios diferentes. Um dos profissionais já terminou de falar, mas o outro demora alguns segundos para receber a informação. Esse atraso provoca um incômodo no telespectador, e pode fazer com que ele mude o canal ou se desinteresse pelo assunto. 

O Fastlink reduz consideravelmente esse tempo para 300 milissegundos. Ou seja, a comunicação acontece praticamente em tempo real!

Alta competitividade

A solução foi desenvolvida para atender às necessidades de empresas de qualquer porte. O baixo custo e a agilidade com que a transmissão é realizada proporcionam maior competitividade para as empresas. Enquanto algumas transmissoras investem alto e oferecem um serviço de qualidade regular, o Fastlink permite que a empresa entregue mais qualidade com menor investimento.

Suporte 24×7 

O cliente Fastlink tem suporte técnico 24 horas por dia e 7 dias da semana. Não fica desamparado caso alguma falha seja identificada no sistema. O equipamento tem garantia de um ano, que inclui todas as atualizações sistêmicas. Após esse período, é possível solicitar uma garantia adicional, para continuar recebendo as atualizações e suporte por mais um período. 

Conclusão

Fazer uma transmissão ao vivo via internet com qualidade e baixo delay é possível e você não precisa fazer um alto investimento. Uma conexão de internet comum, um encoder e um decoder em cada ponta da transmissão são suficientes para tornar a sua comunicação com o telespectador possível. Conheça o Fastlink e veja como ele pode te ajudar.

Deixe um comentário

Comentar (obrigatório)

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)