Como usar a “internet doméstica” para realizar transmissões ao vivo de alta qualidade com baixo delay

Publicado por Glaudir Schlemper em

Uma transmissão ao vivo deve ser feita de forma que os telespectadores possam acompanhar o que está acontecendo em tempo real. No passado, essa atividade era esporádica, pois os custos para realizá-la eram altíssimos ou não atendiam às necessidades da emissora. Hoje, com a internet doméstica, é possível reverter esse quadro.

A tecnologia foi responsável por mudanças significativas nesse cenário. Hoje é possível fazer uma transmissão ao vivo, de alta qualidade, com baixo custo. A tecnologia, nesse caso, usa uma conexão de internet doméstica, dessas que são utilizadas em casa, para fazer a transmissão do sinal. Neste artigo, mostraremos como isso é possível. Confira!

Como fazer uma transmissão ao vivo por internet doméstica com qualidade broadcast

A transmissão ao vivo pela internet vem sendo realizada no Brasil há alguns anos. Não é uma novidade. O que é novo, porém, é a qualidade que é possível alcançar atualmente, sem que seja necessário fazer um alto investimento. 

Os recursos mais populares para esse tipo de atividade deixam a desejar na qualidade da transmissão, em relação ao delay e ao custo. Existem outras opções estrangeiras, mas que esbarram em questões como suporte técnico e equipe de desenvolvimento. 

O entrave nesse caso é que a emissora que fará a transmissão terá que entrar em contato com uma equipe que está em outro país para resolver problemas ou possíveis inconsistências técnicas. 

Além da barreira do idioma, o fuso horário acaba prejudicando a comunicação e o contato. Isso quer dizer que, em caso de problemas durante uma transmissão, existe o risco de não ter nenhum profissional disponível para resolver o problema. 

Fastlink: solução acessível para transmissão ao vivo com link de internet doméstica

O Fastlink é a alternativa criada pela Digilab para empresas que precisam ou querem realizar suas transmissões, sem serem prejudicadas pelos custos ou pela baixa qualidade.

O sistema conta com dois aparelhos: encoder e decoder, que são colocados nos locais de envio e recebimento do sinal. O envio da comunicação depende unicamente de uma conexão com a internet para ser realizado. 

O grande diferencial da ferramenta é que qualquer conexão de internet doméstica pode ser utilizada para fazer uma transmissão ao vivo. Ou seja, não é necessário contar com recursos exclusivos e dedicados, como é o caso do cabeamento de fibra ótica, por exemplo.

Isso quer dizer que a emissora consegue fazer sua transmissão com uma conexão existente, ou ainda, com uma rede privada. No futuro, será possível fazer a transmissão usando um smartphone no lugar de um encoder. 

Para utilizar o sistema, a transmissora precisa apenas das informações de IP do local que vai enviar e receber o sinal. Esses dados serão usados para configurar os equipamentos de enconder e decoder. Após a configuração, basta conectar os equipamentos em seus devidos lugares. Veja os benefícios de usar a ferramenta.

3 Vantagens do Fastlink

Transmissão em tempo real

Utilizando outros recursos de transmissão, também por meio da internet, é possível ter um delay de 30 segundos ou mais. Esse tempo pode ser percebido durante a transmissão, quando um informação é enviada, mas não chega imediatamente ao participante. 

Vamos pegar o exemplo de uma conversa entre dois jornalistas que estão em estúdios diferentes. Um dos profissionais já terminou de falar, mas o outro demora alguns segundos para receber a informação. Esse atraso provoca um incômodo no telespectador, e pode fazer com que ele mude o canal ou se desinteresse pelo assunto. 

O Fastlink reduz consideravelmente esse tempo para 300 milissegundos. Ou seja, a comunicação acontece praticamente em tempo real!

Alta competitividade

A solução foi desenvolvida para atender às necessidades de empresas de qualquer porte. O baixo custo e a agilidade com que a transmissão é realizada proporcionam maior competitividade para as empresas. Enquanto algumas transmissoras investem alto e oferecem um serviço de qualidade regular, o Fastlink permite que a empresa entregue mais qualidade com menor investimento.

Suporte 24×7 

O cliente Fastlink tem suporte técnico 24 horas por dia e 7 dias da semana. Não fica desamparado caso alguma falha seja identificada no sistema. O equipamento tem garantia de um ano, que inclui todas as atualizações sistêmicas. Após esse período, é possível solicitar uma garantia adicional, para continuar recebendo as atualizações e suporte por mais um período. 

Conclusão

Fazer uma transmissão ao vivo via internet com qualidade e baixo delay é possível e você não precisa fazer um alto investimento. Uma conexão de internet comum, um encoder e um decoder em cada ponta da transmissão são suficientes para tornar a sua comunicação com o telespectador possível. Conheça o Fastlink e veja como ele pode te ajudar.

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *