O que é FastLink e quais as vantagens desse equipamento

O que é FastLink e quais as vantagens desse equipamento

O avanço da tecnologia tem proporcionado o desenvolvimento de soluções simples e econômicas para emissoras de TVs e programadoras. Entre essas soluções está o FastLink, uma tecnologia que possibilita a transmissão IP de vídeo de alta qualidade com baixo delay, sem que para isso seja necessário estar em uma rede controlada de internet.

O recurso pode ser utilizado para transmissões profissionais ao vivo  ou como uma opção de link redundante do canal principal. Em ambos os casos utilizando a infraestrutura de internet comum para trafegar o sinal. Conheça a solução a seguir!

 

Quais recursos podem ser utilizados para realizar uma transmissão de TV?

Fazer uma transmissão de TV no Brasil não é barato. Além disso, os recursos disponíveis são limitados e não garantem a qualidade na entrega do conteúdo. Entre os mais utilizadas, podemos destacar quatro tipos:

Transmissão analógica por radiodifusão

A transmissão terrestre analógica é feita por meio da codificação das informações de imagem e de som. Nesse modelo, o sinal é transmitido pelo sinal de radiodifusão, formado por variações de frequência e modulado por uma portadora VHF e UHF.

Transmissão digital via satélite

A transmissão digital é feita através de satélites de comunicação e recebidos pelas antenas parabólicas ou receptores de satélite. Para isso, é preciso ter uma antena transmissora na estação emissora. Essa antena aponta para um determinado satélite e os sinais são transmitidos através de uma faixa de frequência específica.

Transmissão por cabo

A transmissão por cabo é feito por meio de cabos que são fixados no ponto de transmissão até o ponto que precisa receber o sinal. É um modelo inviável para transmissões em longas distâncias e por seu alto custo de execução e manutenção.

Um sistema de televisão por cabo começa na unidade de cabeceira (head-end), onde os programas são recebidos, amplificados e em seguida transmitidos através de uma rede de cabos coaxiais.

Transmissão via rede controlada

A transmissão é feita via fibra ótica que conecta os dois pontos: transmissão e recepção de sinal. Ou seja, o cabo deve conectar uma emissora a outra emissora ou a uma antena que vai redistribuir o sinal.

Para isso, a empresa compra um espaço de banda de um provedor de internet e faz um túnel para preservar a malha de internet. Dessa forma, não compartilha o sinal com outros usuários, pois compartilhamento de internet reduz o pacote de dados e prejudica a transmissão do sinal.

Os maiores problemas apresentados por esses modelos de transmissão esbarram na complexidade do processo e no custo. Os valores para realização de qualquer um desses modelos de transmissão são altos e podem prejudicar o orçamento da empresa, caso não tenha retorno em audiência e publicidade.

O mercado internacional conta com fornecedores que oferecem soluções que podem tornar o processo mais eficiente e profissional, porém são tão custosos ou até mais caros do que as opções disponíveis no país.

 

O FastLink faz transmissão ao vivo com baixa latência via internet “comum”.

A solução foi desenvolvida para possibilitar a transmissão IP de vídeo de alta qualidade com baixo delay, sem que para isso seja necessário estar em uma rede controlada de Internet. Uma alternativa com excelente custo benefício e que também pode ser aplicada para criação de um link redundante.

O FastLink usa o protocolo de comunicação RTC para transmissão em tempo real e faz a comunicação entre os pontos de vídeo, utilizando a internet ou a rede privada como meio de transmissão. O fluxo de vídeo trafega no formato H264 e o Encoder/Decoder é realizado via GPU.

Entre as características desse meio de transmissão, podemos citar:

  • Múltiplas entradas de vídeo no Encoder, como SDI, RTMP, NDI, Vídeo Analógico, UDP, entre outros;
  • Saídas de vídeo SDI, NDI, RTMP, Vídeo analógico ou ingestão do sinal para um arquivo de vídeo no decoder;
  • Conversão do sinal de SD para HD ou de HD para SD no decoder;
  • Em caso de ausência de sinal o decoder reproduz uma playlist com os vídeos armazenados até que o sinal se restabeleça;
  • Menor intervalo no recebimento do sinal;
  • Baixo-custo de investimento.

Entre as vantagens oferecidas pela solução, a principal é a redução de custo para a empresa. O FastLink exige um investimento inicial inferior aos outros recursos disponíveis no mercado.

O investimento é único, não sendo necessário pagar mensalidades ou cota pela utilização. A empresa terá apenas que fazer a manutenção do sinal de internet.

Veja como o Fastlink pode facilitar e garantir a transmissão do seu sinal de forma profissional e com o melhor custo-benefício do mercado.

Deixe um comentário

Comentar (obrigatório)

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)