Automatização de processos dentro de uma emissora. Como isso é possível?

Publicado por Glaudir Schlemper em

Só quem já viu de perto ou participou do dia a dia de uma emissora para saber quão complexo é colocar um programa no ar. Operações de TV envolvem diversas etapas, todas interligadas, e a falha em uma delas pode comprometer todas as demais. É por isso que o uso da tecnologia se faz necessário em vários momentos. Nesse post falaremos sobre alguns pontos críticos da produção de TV e como a automatização de processos é possível dentro desse contexto.

Automatização de processos nas operações de TV

Se você acompanha nosso blog viu que é possível ter um canal de TV com baixo investimento. Os equipamentos podem ser adquiridos em modelo SaaS, o que torna o custo menor. Mas há outra barreira para operação de uma emissora:o grau de complexidade que cada uma uma das tarefas exige, porém isso pode ser solucionado com a ajuda da tecnologia para a automatização de processos. Além de exigir um número menor de pessoas envolvidas, as tarefas se tornam muito mais eficientes. Há muitos pontos que podem ser simplificados, desde a organização de pautas e equipes até a distribuição do conteúdo pronto . Veja como:

Dentro da redação

Sabemos que o primeiro passo para a produção de conteúdo é a criação da ideia de pauta e a organização dela. Muitas vezes, diversas pessoas precisam trabalhar na criação do mesmo material, o que exige níveis de organização ainda maiores. A automatização de processos, nesse caso, ajuda a ordenar todo o material necessário para a elaboração do tema, inclusive possibilitando anexar arquivos como fotos, áudios e vídeos. Dessa forma, fica muito mais fácil para o restante da equipe trabalhar nas etapas seguintes. É nesse momento também que serão designadas as pessoas responsáveis por cada pauta, os equipamentos e recursos que precisarão ser utilizados, etc.

No momento da captação do material

Como tudo estará organizado, ao chegar ao local de trabalho os profissionais responsáveis por ir a campo já estarão cientes sobre suas responsabilidades e sobre os recursos que terão para o trabalho. Ao longo da captação do material, é possível enviar mais informações ao resto da equipe que as organizará no software.

Na edição

Essa costuma ser uma etapa crítica das operações de TV quando não há automatização de processos. É comum que o mesmo material possua, além das imagens captadas no dia, imagens de arquivo, fotos e artes, por exemplo. Para que o profissional responsável pela edição entenda e não esqueça de nenhum detalhe, normalmente há o acompanhamento e orientação de outros profissionais envolvidos no processo. Mas isso nem sempre é possível. Com um software especializado, o editor pode trabalhar de forma autônoma, otimizando o trabalho das pessoas envolvidas e diminuindo erros.

Na distribuição do conteúdo

Com material pronto e editado outra dificuldade comum é a distribuição. Da maneira tradicional, é preciso enviá-los um a um, algo que costuma levar tempo. Com a automatização de processos, a entrega dos vídeos finalizados ocorre de maneira automática, em diversos formatos, plataformas e telas. Essa transferência é rápida e segura, já que o software é capaz de optar pela melhor fonte de acordo com a rapidez do tráfego.

Na exibição

Essa etapa também é gerenciada pelo software e pode ser feita para um ou mais exibidores por meio de planilhas matrizes, regras para seleção automática, manipulação de grades, inserção de logo, gráficos e animações.

Na criação de relatórios

Como todas as etapas ficam organizadas em um única local, criar relatórios fica mais fácil. O mais comum deles, o ANCINE, é gerado automaticamente, pois todos os dados da mídia são colocados no software no momento em que ela está sendo produzida. Saiba mais sobre a automatização de processos para a emissão do relatório Ancine.

Toda essa facilidade só é possível graças ao PlayManager, o software da Digilab que faz a automatização de processos dentro das emissoras de TV, melhora o trabalho, reduz custos e facilita a organização. Caso tenha interesse, entre em contato conosco!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *