Transmissão IP ao vivo com qualidade broadcast: solução via internet com baixo custo

Publicado por Glaudir Schlemper em

A qualidade de uma transmissão ao vivo pode dizer muito sobre o tipo de serviço oferecido por uma emissora, retransmissora ou afiliada. Falhas na transmissão, queda de sinal, delay e outros problemas prejudicam a reputação do meio de comunicação. Por isso, as empresas buscam recursos que proporcionem a transmissão ao vivo com alta qualidade. 

Encontrar esse tipo de solução, porém, não é tão simples. Em geral, as opções disponíveis no mercado tem alto custo, o que torna este tipo de ação inviável para algumas operações. Neste artigo, apresentaremos uma solução que possibilita a transmissão IP de vídeo de alta qualidade com baixo delay e qualidade broadcast para a sua TV. Confira!

Quais são as alternativas disponíveis no mercado?

A transmissão ao vivo depende do caminho feito pelo sinal para chegar ao telespectador. O meio mais utilizado pelas empresas de broadcast é o satélite. Esse recurso é bastante abrangente e oferece qualidade para as transmissões. 

Porém, a principal desvantagem é o alto custo. Entretanto, esse não é o único meio disponível. Existem outras soluções que oferecem os mesmos resultados de uma transmissão via satélite, mas com menor custo. Veja quais são a seguir: 

Transmissão via fibra ótica

A transmissão é feita ponto a ponto, por meio de cabeamento de internet. A alternativa atende melhor emissoras que realizam suas transmissões do mesmo local, estão localizadas em um ponto estratégico ou não contam com um ambiente propício para outros recursos. 

Em outros casos, quando as transmissões são realizadas de locais diferentes, esse não é o melhor recurso disponível. Fazer conexão de ponto a ponto sempre que a entrada ao vivo for realizada de um novo local torna o processo inviável. 

Transmissão via antena

Assim como a transmissão via satélite, a antena é um recurso de comunicação comum. Nesse caso, as antenas devem ser posicionadas para irem de encontro e conseguirem se comunicar por meio da repetição do sinal. 

Dessa forma, é possível fazer com que o sinal alcance o máximo de locais possíveis. As emissoras instalam essas antenas em pontos estratégicos. 

O recurso exige uma grande estrutura, custos iniciais e de manutenção altos e uma equipe dedicada à transmissão externa. Essa equipe se responsabiliza por estar no local antes da transmissão começar para ajustar o sinal e deixá-lo alinhado. Apesar do trabalho, a solução conta com diversas possibilidades de transmissão e uso e pode ser usado por muitos anos. 

Transmissão via Fastlink

O principal diferencial desta solução é usar a internet comum como meio para trafegar vídeos de alta qualidade com padrão broadcast e com um excelente custo benefício.  Para isso, é necessário ter apenas um aparelho encoder no transmissor e um decoder no receptor. Por meio de uma conexão de internet comum ou rede privada, é feita a transmissão ao vivo com alta qualidade. 

Vantagens da solução:

  • O Fastlink permite que as transmissões sejam feitas para todo o país, basta colocar o decoder no local que deve receber e distribuir o sinal;
  • Caso a empresa enfrente alguma instabilidade ou queda de internet, o Fastlink reproduz uma playlist de vídeos armazenados localmente, até que o sinal seja restabelecido;
  • Entrega dados em alta qualidade, mas com maior velocidade e com menos risco de perda de dados. Quem garante isso é o equipamento profissional, que garante a eficiência mesmo em conexões do tipo 4g;
  • Por exigir baixo investimento inicial, o recurso pode ser usado por empresas de todos os portes;
  • Garante a transmissão com baixa latência, reduzindo os atrasos perceptíveis para o telespectador.

A solução foi desenvolvida para possibilitar a transmissão IP de vídeo de alta qualidade com baixo delay. Dessa forma, a empresa não depende de uma rede controlada de Internet, espaço de satélite e até mesmo qualquer rede de internet, pois pode utilizar uma rede própria para realizar a transmissão ao vivo com qualidade. 

O recurso oferece um excelente custo benefício e também pode ser usado para criação de um link redundante. Saiba mais sobre a solução e conheça outras vantagens do equipamento.

Categorias: Blog

2 comentários

Ernani Romeo · 25 de julho de 2019 às 16:00

Muito bom produto Mario para fazermos a interiorização da TV ALBA aqui na Bahia, com custo mais reduzido que as soluções satélite.
Abs, Ernani Romeo

    marioceccon · 25 de julho de 2019 às 16:51

    Esta é uma aplicação muito interessante, muito obrigado por seu comentário Ernani. Conte sempre conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *