Conheça o software para previsão do tempo que facilita a rotina em emissoras de TV

Publicado por Glaudir Schlemper em

A previsão do tempo possui um papel muito importante em emissoras de TV. Tanto que, a maioria delas, mantém um apresentador exclusivo para a função. Geralmente, é ele quem cuida de apurar as informações de todas as cidades que ganharão destaque no dia, orienta o editor de arte sobre a execução das telas e cria o texto para apresentação. Apesar de fundamental, essa rotina pode ser bem mais simples quando existe o auxílio de um software para a apresentação do tempo.

Isso é interessante já que, além de mais rápida e fácil, a operação fica mais barata e pode ser incorporada por empresas menores. Quando não há um telejornal com um quadro exclusivo para a previsão do tempo, as telas podem ser inseridas ao longo da programação, nos intervalos comerciais, incorporadas a programas já existentes, ou mesmo inseridas em forma de caracteres enquanto outro programa está sendo exibido.

No post “Como ter a previsão meteorológica na sua programação de um jeito mais simples” apontamos algumas vantagens de ter a previsão do tempo como prioridade de conteúdo. Entre os benefícios estão: fidelização do espectador, ganho de credibilidade e fortalecimento da marca.

Nesse post, explicaremos com detalhes como funciona o DIGILAB PlayWeather, um software desenvolvido para facilitar as rotinas de previsão do tempo em emissoras de TV.

Como funciona o software para previsão do tempo PlayWeather?

As informações para a previsão do tempo são bastante dinâmicas. Isso quer dizer que  precisam ser apuradas e tratadas. Por isso, é necessário que haja alguém responsável para cuidar dessa informação dia após dia. Com as emissoras de TV cada vez mais enxutas, isso tem se tornado  difícil. A boa notícia é que a tecnologia ajuda a tornar esses processos fáceis. O DIGILAB PlayWeather é uma delas. Separamos em quatro tópicos para que você compreenda as qualidades da ferramenta:

Interface intuitiva

Uma das maiores dificuldades em emissoras de TV que trabalham com Jornalismo é a rapidez com que a as informações ocorrem. Para que a rotina fique fácil de verdade, um software precisa ser simples de usar, não é mesmo? O DIGILAB PlayWeather funciona com apenas alguns passos: basta selecionar as cidades e em seguida as informações climáticas que deseja exibir, como temperatura, probabilidade de chuva, direção e intensidade dos ventos, etc. Com apenas um clique o software gera as telas em diversos formatos que poderão ser usadas de acordo com a necessidade da emissora.

Dinâmico

Informações sobre o tempo podem mudar com bastante facilidade. Isso é normal e não significa que a fonte não é confiável. O acompanhamento periódico da previsão do tempo ajuda a ter uma noção semanal, por exemplo, para que haja uma programação para o fim de semana já na segunda-feira. Porém, a atualização constante e confirmação dessa previsão nos dias mais próximos é bem importante. Com uma interface tão fácil, a atualização dos dados se torna viável mesmo na correria do dia a dia, já que em poucos cliques a arte já estará pronta para ir ao ar.

Informações confiáveis

Um espectador que liga a TV e espera por informações de previsão do tempo quer que elas sejam confiáveis. Elas guiam decisões que vão desde levar ou não um guarda-chuva no dia seguinte, até o cancelamento de eventos, por exemplo. Por isso é fundamental que a fonte usada pelo software seja confiável. Todas as informações de previsão do tempo obtidas pelo PlayWeather são extraídas em tempo real de centros de estudos climáticos certificados, através de RSS. Sendo assim, não é preciso ter um meteorologista na redação para interpretar os dados e não há risco na obtenção de informações equivocadas. No entanto, caso seja de interesse da emissora ter um profissional dedicado à função, ele pode editar as informações obtidas no software de acordo com a interpretação pessoal dos dados obtidos nos mapas.

Personalizável  

Apesar de ser um software único, ele pode ser adaptado às necessidades de cada emissora, especialmente no que diz respeito a cores e identidade visual. Com isso, o espectador não tem a sensação de que a previsão do tempo foi feita em um layout padrão. Com a personalização, duas emissoras que usam o software podem ter padrões de cores e símbolos completamente diferentes, mas usufruírem dos mesmos benefícios da ferramenta.


 

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *