Como ter a previsão meteorológica na sua programação de um jeito mais simples

Publicado por Glaudir Schlemper em

Muitas pessoas guiam suas rotinas pela previsão meteorológica. Estar atento a ela envolve escolhas que vão desde qual roupa vestir até a decisão por fazer ou não uma festa ou evento em determinado dia. Por ser tão importante, essa informação é bastante buscada nos meios de comunicação. Tanto que as grandes emissoras de TV  contam com uma pessoa responsável exclusivamente por transmitir essas informações aos espectadores.

Em emissoras menores, ter uma pessoa dedicada só para isso não é simples. Mesmo que não haja um telejornal com um quadro dedicado à apresentação da previsão meteorológica, exibir essas informações de forma automatizada pode ser muito interessante. Separamos 3 motivos que podem te ajudar a entender por que falar sobre a previsão meteorológica pode ser interessante para sua emissora.

3 motivos para incluir a previsão meteorológica de forma automatizada na sua programação

Todas as pessoas querem ter informações de forma rápida. Muita gente prefere ter a TV como essa referência. Ao incluir a previsão meteorológica, o seu canal pode se tornar uma referência e tende a ser lembrado com mais frequência. E não precisa dedicar um horário exclusivo para essa exibição, ela pode vir durante a programação, por exemplo. Veja com detalhes as três vantagens que apontamos:

1 – Fidelização do espectador

Uma pessoa que sabe que o seu canal possui informações sobre a previsão do tempo passando com frequência sempre voltará a assistir quando precisar saber este tipo de informação. Porém, lembre-se que a previsão meteorológica serve como um imã, mas é combinação com a sua programação que deve conquistar pelo bom conteúdo.

2 – Ganho de credibilidade

Como já mencionamos, a previsão meteorológica é uma informação que pode influenciar na vida de muitas pessoas, por isso ela precisa vir de uma fonte confiável. Se você faz o trabalho de forma comprometida e usa boas fontes, o espectador passa a confiar no seu canal. Por isso, muito cuidado na escolha da informação.

3 – Fortalecimento de marca

A exibição com as informações da previsão meteorológica pode ser personalizada com as cores da sua emissora. Ser personalizada com  uma logo ou mesmo ser acompanhada de um teaser ou slogan. Isso ajuda no fortalecimento da marca e na fidelização do espectador. Assim, quando alguém perguntar onde pode obter informações fáceis sobre o tempo, seu espectador fiel lembrará do nome do seu canal de forma quase inconsciente e passará a transmitir essa informação espontaneamente.

Tenho poucos recursos. Como posso incluir a previsão meteorológica?

Agora que você já conhece algumas vantagens de incluir a previsão meteorológica na sua programação pode estar se perguntando: será que os ganhos compensam os custos? Da forma tradicional, incluir mais essa tarefa no dia a dia da sua operação pode ser difícil. Principalmente porque o trabalho envolve: buscar a informação em uma fonte confiável, selecionar a informação e transformá-la em um formato adequado, com uma arte por exemplo. Essas tarefas levam tempo e envolvem uma série de profissionais.

Porém, hoje já existe uma tecnologia que automatiza esse trabalho, tornando-o simples e factível em poucos segundos: o PlayWeather. Ele é uma solução da Digilab que torna possível a inclusão da previsão meteorológica sem precisar ter um profissional dedicado exclusivamente para isso. Basta selecionar as cidades e quais informações são mais interessantes para aquele momento, como temperatura, possibilidade de chuva, velocidade do vento, etc. Além de ser intuitivo, o software também é seguro e possui informações confiáveis. Os dados são obtidos do CPTEC/INPE – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, através de RSS.

Os principais ganhos do software, portanto, são a praticidade e a economia de recursos. Sendo assim, é possível incluir a previsão meteorológica mais vezes, com mais informações e contemplar mais pessoas. Se por exemplo, por conta do tempo necessário para fazer a arte da previsão, sua emissora sempre dava preferência às capitais e cidades mais importantes, com a praticidade do software já é possível contemplar mais gente e conquistar pessoas que antes não se sentiam lembradas por seu canal.


 

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