5 funcionalidades para agregar valor à uma operadora de TV

Publicado por Glaudir Schlemper em

O desejo de toda marca ou empresa é ter clientes tão fiéis que não as troquem por nada. No ramo das TVs por assinatura não é diferente. A escolha por uma operadora de TV engloba inúmeros fatores: racionais, como preço e qualidade de sinal, por exemplo, ou mesmo pessoais, como os canais disponíveis na grade de programação, indicação de amigos sobre a qualidade do serviço, ou outras funcionalidades que agreguem valor e tornem o serviço confiável. Por isso, se a sua operadora de TV deseja conquistar a confiança dos assinantes que já tem e cativar novos, não basta ter um bom serviço e oferecer o melhor preço, é preciso disponibilizar vantagens exclusivas e agregar valor.

O que minha operadora de TV precisa para ser diferenciada?

Quando falamos sobre cativar o cliente, não importa o tamanho da sua operadora de TV. Ela pode ser pequena, média ou grande, mas deve oferecer serviços que as diferenciem dos concorrentes. Uma empresa grande pode, por exemplo, ter maior variedade de canais; já a pequena, tem mais condições de oferecer serviços personalizados. O importante é pensar nas características do seu público e nos pontos fortes e fracos da sua empresa. Tente consertar o que não é bom, mas principalmente invista na divulgação daquilo que tem de melhor. Separamos 5 funcionalidades para agregar valor que podem ser decisivas para a escolha do cliente pela sua operadora de TV:

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1) Atendimento eficiente

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, no ano de 2015 foram registradas 4,09 milhões de reclamações contra as operadoras de telefonia e TV paga. Em relação ao ano anterior, representa um aumento de 43,5%. Mas isso não quer dizer necessariamente que o serviço das operadoras ficou pior, mas sim que as pessoas estão reclamando mais. Usar o as reclamações do cliente como oportunidades e não ônus, é mérito de poucas empresas. Falar com a operadora de TV precisa ser fácil e a solução do problema, mais rápida possível. Para isso, invista forte em treinamento dos funcionários da central de relacionamento. Serão eles os responsáveis pelo pós-venda e muitas vezes até os causadores da manutenção ou não dos clientes.

2) Canais de relacionamento

Os canais de relacionamento são aqueles usados pela operadora de TV para, de alguma forma, comunicar algo ao cliente por meio da própria televisão. Para isso, podem ser usadas diversas estratégias, uma delas é o home channel (ou canal do cliente), a tela que aparece assim que a TV é ligada. Nesse espaço, podem ser ofertados novos pacotes, estreia de programas, ou mesmo comunicar avisos úteis ao assinante como problemas relacionados a entrega de faturas (por conta de greves dos correios, por exemplo) ou outras informações. Outro canal que pode ser usado pela operadora e que agrega valor ao serviço é o barker channel, onde pode ser oferecido conteúdo on demand, cada vez mais exigido pelos consumidores.

3) Vantagens para o assinante

Como já mencionamos, para fidelizar clientes, a operadora de TV precisa ter vantagens que nenhuma outra oferece. A escolha por qual ganho o cliente terá depende muito do que você pode oferecer e das necessidades do mercado e do seu público. Alguns exemplos de vantagens são:

Descontos para contratos longos: quanto mais tempo o cliente estiver com você melhor. Por isso, ofereça vantagens para quem fechar pacotes a longo prazo.

Possibilidade de testar o serviço: ofereça uma promoção para que o cliente fique alguns meses sem pagar, ou pagando um valor simbólico, para que teste o serviço. Nesse caso, é importante deixar bem claro que depois desse período o valor muda, ou ele pode sentir-se enganado pela operadora de TV.

Personalização de pacote: o cliente comprou o pacote básico, mas ele tem interesse em adquirir apenas um canal de outro plano? Ofereça a possibilidade de comprar o canal avulso.

Descontos com parceiros: acione sua rede de contatos com outros empresários e ofereça seus serviços em troca de dar descontos para seus assinantes. Essa é uma ótima forma de fidelizar seu público.

4) Programação local exclusiva

Sendo uma operadora de TV, você tem a vantagem de oferecer o conteúdo que quiser. Que tal criar um canal próprio? Nele, podem ser exibidos programas de interesse local. Isso é interessante especialmente para operadoras menores, já que assim seu público sentirá identificação com seu canal e tende a preferir sua operadora de TV por esse motivo. É vantajoso também financeiramente, já que, como você será o gestor do espaço, poderá vender publicidade local, gerar valor e criar uma rede de contatos maior.

5) Conteúdo exclusivo na internet

Estar somente na televisão muitas vezes não basta. O cliente, cada vez mais, quer ter acesso a conteúdo fora de casa. Se sua operadora de TV tiver condições de oferecer conteúdo na internet, esse pode ser mais um ponto positivo a seu favor. Assim, o cliente ficará engajado por mais tempo e poderá assistir conteúdos on demand. A internet pode servir até como um reforço de publicidade para oferecer novos pacotes e vantagens.

Pontuadas as funcionalidades para gerar valor, é hora de botar em prática. Antes de mais nada, pense no seu público e nos pontos fortes e fracos de sua empresa. Tente consertar o que não é bom, mas principalmente invista na divulgação daquilo que tem de melhor. Comece aos poucos, criando um home channel com avisos e promoções por exemplo, logo você se sentirá confiante para ofertar outros serviços e ser ainda mais atuante no mercado.

Quer saber mais como agregar valor à uma operadora de TV? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário no formulário abaixo.

 

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