Digilab I-Coder – Cases de sucesso e casos de uso

Publicado por guillermo em

A mais de 25 anos a Digilab trabalha na operação e entrega do canal de relacionamento da NET hoje CLARO, este canal nasceu com o intuito de ser a porta de entrada do cliente da operadora e servir de comunicação regionalizada para cada cidade.

Para atender esta demanda foi necessário um sistema que conseguisse segmentar o conteúdo por tipo de canal, cidade, região, horário entre outros críterios para atender mais de 130 Canais.

Hoje comercializado como Barker-Channel a solução tem mais de 40 exibidores espalhados pelos principais Head-ends da CLARO, operados por apenas 3 pessoas. Através de tantos anos fomos acompanhando a evolução da tecnologia, passando de uma entrega analógica em SD, digital com SDI em HD/SD e hoje via IP com Mpeg-TS direto no mux.

Trazendo o mesmo conceito de entrega, mas focando na Ingestão de conteúdo direto das programadoras nasceu o Digilab I-coder.

O Digilab I-coder é uma solução para Ingestar ou decodificar sinais de vídeo por meio de placas de captura para SDI, HDMI, RCA, etc ou com placas IP para SRT e HLS, e realizar o encoding/conversão do sinal para ser entregue por IP em Mpeg-TS, NDI, SRT, RTMP e outros.

Podendo funcionar como licença de software ou provido de hardware, a solução é uma das poucas homologadas para funcionamento nos Headends da CLARO.

Acompanhe 2 cases de Sucesso utilizando a tecnologia do Digilab I-coder e alguns cenários de uso.

CANAL BAHTV

O Bah! é um Canal de produção local independente, voltado para públicos de todas as idades com atrações de entretenimento, moda, cultura, música, viagens, negócios, além de diversos apresentadores e diferentes linhas de comunicação.

A Produtora ja conta com nosso exibidor Digilab Playout para sua grade de programação e tinha uma fibra conectada a um dos Headends da Claro.

O Digilab I-coder é utilizado para realizar a recepção e conversão do sinal de vídeo broadcast vindo por fibra/SDI para TS desde o cliente para Headend.

 

A Solução possibilita o a produtora entrar na grade de produção da operadora no Sul do País.

TV MAIS – RECIFE

O canal nasceu a pouco tempo e tinha a necessidade de colocar sua programação da grade da Claro.

Para este caso se optou por uma solução 100% IP, mediante um link de internet entre a sede da produtora e o Headend. A transmissão  é realizada pelo protocolo SRT que encapsula o TS numa capa de transporte segura e com baixa latência. Alem deste beneficio ao trabalhar com TS temos a possibilidade de adicionar mais canais de Audio, CloseCaption e outros parâmetros próprios do Broadcasting

O Digilab I-coder recebe o sinal SRT no headend através de uma interfase de rede exclusiva e faz o encoding em MPEG-TS em SD e HD por outra placa adicionando os Pids e parâmetros necessários para o Mux da operadora.

A Solução possibilitou a produtora entrar na grade Claro em SD e HD nos canais 22 e 522 de recife.

CASE DE USO – Playout CLoud

O mesmo Software Playout que temos operando em múltiplas televisões e regiões do país também é fornecido na nossa nuvem privada.

Isto traz a facilidade e a segurança de manter sua televisão no ar com uma operação de TI menor.

Neste cenário de uso, ilustrarei como realizar a entrega da saída do Digilab Playout para qualquer headend utilizando o protocolo SRT e o Digilab I-coder.P

Na minha próxima postagem abordarei mais sobre o Playout Cloud e alguns cases de sucesso, ate a próxima

 

Guillermo Gigena Filho

Arquiteto de Soluções

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *