O que é omnichannel e por que implantar essa estratégia na sua programação de TV

O que é omnichannel e por que implantar essa estratégia na sua programação de TV

A internet deve superar a TV no consumo de mídia em 2019. O relatório da agência de mídia Zenith revela como a transformação digital tem impactado diretamente os hábitos do consumidor de vídeo no Brasil. Para acompanhar as mudanças e modernizar a programação de TV é preciso investir em uma comunicação omnichannel com intuito de interagir de forma eficiente com os telespectadores cada vez mais conectados a diferentes telas. Continue a leitura deste artigo para entender o que é omnichannel e por que implantar essa estratégia na sua programação de TV.

Com a popularização dos smartphones, nos últimos anos, as emissoras e programadoras de TV têm perdido audiência para serviços de plataformas de streaming, como o Netflix e o YouTube. Ainda  de acordo com estudo da Zenith, entre 2011 e 2019, o consumo de mídia em smartphones e tablets deve crescer 504%.

Para alcançar audiências multiplataformas é necessário adaptar a programação de TV ao comportamento de telespectadores conectados. Cada vez mais, é preciso criar uma presença online relevante para conseguir competir de igual para igual com os novos players do mercado audiovisual. Uma pesquisa do IBOPE Conecta aponta que em três anos cresceu para 95% a quantidade de internautas que assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo. Acompanhar essa tendência exige a adoção de estratégias omnichannel — em português, multicanal — na programação de TV.

Entenda o que é omnichannel e por que implantar essa estratégia na sua programação de TV

O conceito de omnichannel consiste na distribuição de conteúdo em várias plataformas para  atingir uma audiência conectada e que dificilmente será impactada por meio da TV tradicional. Ao implantar essa estratégia, a distribuição de conteúdo passa a ser realizada em diferentes plataformas e os telespectadores podem acompanhar a programação da TV de forma personalizada e interativa.

Dessa forma, a programadora de TV realiza distribuição de conteúdo audiovisual para as mais diversas plataformas, ampliando as possibilidades de conquistar a audiência em outros meios, além da TV. Para realizar a distribuição de conteúdo audiovisual para as mais diversas plataformas é importante respeitar as especificidades de cada uma delas, ofertando conteúdos segmentados para cada tipo de público e dispositivos conectados.

Aprofunde seu conhecimento sobre essa forte tendência baixando gratuitamente o material Distribuição de conteúdo multiplataformas: como estar um passo à frente.

A mudança de comportamento no consumo de conteúdo audiovisual exige que as emissoras adotem a estratégia omnichannel na programação da sua TV, potencializado a experiência do telespectador em mais de um canal.

Além promover a distribuição de conteúdos multiplataformas, integrar a estratégia omnichannel na sua programação de TV possibilita a exibição de mensagens de redes sociais, tornando a programação mais interativa e aumentando o engajamento de uma audiência cada vez mais conectada.

Assim, seu público consumidor pode entrar em contato com sua marca por meio de diferentes canais e ser impactado por sua programação e anúncios de forma mais eficiente nos mais variados canais, seja TV, computador, tablet ou smartphone. O investimento em publicidade digital em todo o mundo superou o valor destinado à televisão, outro fator relevante que faz com que mais emissoras passem a integrar a estratégia de omnichannel na programação da sua TV.

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