Como funciona um sistema de Automação para programação linear, plataformas VoD e OTT?

Publicado por Glaudir Schlemper em

A automação para programação linear, plataformas VoD e OTT facilita a rotina das programadoras, produtores e distribuidores de conteúdo porque torna mais simples processos que, sem o uso do software, são manuais e muito mais trabalhosos. Isso porque um conteúdo, quando finalizado, não necessariamente vai para um só lugar, mas sim para diversas plataformas tanto de TV quanto de internet. Vimos no texto “Controle de qualidade, adequação de conteúdos e distribuição para programação linear, plataformas VOD e OTT: realize esse processo em uma única interface” que, antes da automação, era preciso converter o arquivo manualmente para múltiplos formatos, adaptar o modo de envio do arquivo XML, inserir diferentes tipos de legendas, closed caption, pôster, entre outros.

Explicamos também que, com o PlayManager, tudo isso pode ser feito a partir do cadastro de um único conteúdo “matriz” e dentro do próprio software fazer as adequações necessárias como pré-editar o início e fim do vídeo (retirando Tones e Bars), inserir os metadados e ajustar as particularidades exigidas por cada plataforma de destino. Neste post, veremos com mais detalhes como isso é possível e como a automação para programação linear, plataformas VoD e OTT pode fazer parte da rotina da sua operação.

A automação na prática

Um conteúdo, após finalizado, precisa ser “embalado” e enviado corretamente ao seu destino. Para isso, uma série de ajustes costumam acontecer até que tudo esteja de acordo com as exigências de cada plataforma. No PlayManager, através de um único cadastro da mídia matriz é possível gerenciar o controle de qualidade e validar o conteúdo, adequá-lo, transcodificá-lo e então distribuí-lo para programação linear ou plataformas VOD e OTT seguindo todos os parâmetros exigidos. Veja em detalhes:

Controle de qualidade da mídia matriz

Na automação para programação linear, plataformas VoD e OTT, a análise da integridade do arquivo, análise do material, especificações e Asset Submission podem ser feitas dentro do próprio software. Dessa forma, não há o risco de envio de arquivos corrompidos ou com eventuais erros, gerando retrabalho e atraso na operação.

Inserção de Metadados

Essa é uma importante característica no processo de automação para programação linear, plataformas VoD e OTT.  Como o PlayManager trata a mídia desde a matriz, é possível realizar a inserção de metadados com o cadastro de informações de forma inteligente para que depois o conteúdo possa ser adaptado para todos os tipos de destino.

Edição / Export

Se o material precisa de alguma correção pontual de edição antes do envio, como a remoção de tones e color bars ou substituição de cenas, isso pode ser feito facilmente no PlayManager. Se há, por exemplo, alguma cena que seja exclusiva para clientes de determinada plataforma, a ferramenta de automação para programação linear, plataformas VoD e OTT é capaz de fazer essa modificação de maneira fácil e ágil.  

Áudio Dub

Problemas de sincronia no áudio costumam ser os que mais incomodam os espectadores e são uma dor de cabeça para os provedores de conteúdo. Já falamos aqui no blog sobre o lipsync, que é a falta de sincronia entre imagem e som. Na automação para programação linear, plataformas VoD e OTT essas correções podem ser feitas dentro do próprio PlayManager. Além disso, pode ser feita a gestão e ordenação dos canais de áudio conforme padrão do perfil da plataforma.

Closed Caption

O mesmo ocorre com as versões para closed caption de material. Dentro da própria plataforma, é fácil conferir e corrigir erros de sync, tornando a funcionalidade mais útil e confortável para aqueles que precisam ou desejam utilizá-la.

Transcodificação

As múltiplas plataformas possuem formatos de áudio e vídeo específicos. Com a automação para programação linear, plataformas VoD e OTT não é preciso se preocupar, pois o PlayManager transcodifica e entrega adequadamente conteúdos para plataformas como: NET NOW, YouTube, NetFlix, iTunes, VivoPlay, Google Play, Vimeo, Looke, entre outros.

Gestão / Integração

O software de automação para programação linear, plataformas VoD e OTT permite a gestão e integração com as diversas plataformas, pois é capaz de estabelecer regras, controle de qualidade, adequação e a transcodificação das mídias. É possível ainda que algumas plataformas como Kaltura e NET Now estejam integradas ao PlayManager, possibilitando o envio do arquivo diretamente para dentro destas plataformas. Dessa forma, a mídia estará totalmente pronta para ser exibida.

Por meio do PlayManager, é simples realizar a seleção de múltiplos canais de distribuição VoD no momento do cadastro de vídeo, gerenciar as múltiplas versões dos arquivos de vídeo para envio no momento de publicar para VoD, gerar o checksum dos arquivos, monitorar o status de publicação de VoD e atualizar nas plataformas VoD após a exportação.

Caso tenha ficado interessado em saber como a automação para programação linear, plataformas VoD e OTT pode ser útil na realidade da sua programadora, entre em contato conosco!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *