TV Universitária: Por que a TV Univap recomenda o Playout Digilab?

Publicado por Glaudir Schlemper em

O Playout em uma TV Universitária, assim como em qualquer emissora, é o coração das operações. Por isso, o equipamento Digilab foi desenvolvido para atender de forma plena diversas necessidades. Ao mesmo tempo em que é simples, versátil e adaptável, é também robusto o bastante para aguentar adversidades inerentes de operações 24×7, a mais comum em universidades.

Foram essas entre outras características que conquistaram o diretor da TV Univap, Universidade do Vale do Paraíba, Fernando Moreira. A parceria começou há cerca de três anos. Moreira buscava um novo equipamento para a universidade e veio até Florianópolis com o objetivo de conhecer as diversas soluções de empresas sediadas na capital catarinense.

Após fazer testes com três opções, optou pela Digilab pela facilidade de uso, versatilidade da ferramenta e bom atendimento. Desde então, a parceria cresce e só rende frutos. Destacamos neste texto alguns motivos pontuados pelo diretor da TV e que podem ser interessantes também para a sua TV universitária.

Univap: as 5 vantagens do playout Digilab para TV universitária

No ar há mais de 20 anos, a TV Univap é direcionada ao ensino dos alunos de graduação da universidade e vai ao ar no canal 8 da NET na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Por ter compromisso com a grade de programação, opera em 24×7, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

No entanto, a TV universitária da Univap também tem como objetivo a educação dos alunos para o mercado de trabalho, ou seja, quer que eles aprendam na prática. Sendo assim, o software escolhido precisaria ser completo, robusto e fácil de usar. Essas são algumas das características que chamaram a atenção do diretor, por isso vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.

Veja os 5 pontos citados pelo diretor da Univap que fazem da parceria com a Digilab com a TV universitária um sucesso:

1) Facilidade de uso

Como já mencionamos, um dos destaques do Playout Digilab é a intuitividade do sistema. Em uma TV universitária isso é bastante interessante, já que os alunos poderão entender com maior facilidade o funcionamento da operação e ainda perceber na prática o dia a dia de uma emissora de TV.

Na Univap isso é visto como um grande benefício, que também é notado por pessoas de fora. Segundo o diretor Fernando Moreira “há ex-alunos que são coordenadores de programação em emissoras da região e ficaram impressionados com a facilidade de uso do Digilab Playout”, comenta.

2) Reprodução em diversos formatos

Uma TV Universitária tem como objetivo principal orientar os alunos e prepará-los para o mercado de trabalho. Por se tratarem de estudantes ainda em fase de aprendizado, algumas dificuldades podem surgir no processo. Uma delas é em relação ao formato no qual o vídeo é exportado após ser editado.

Antes do Playout Digilab isso era um problema, já que apenas alguns tipos de vídeo poderiam ser exibidos. Hoje, apesar de ser desejável seguir um padrão, a programação não é mais comprometida por conta dessa limitação. “Na verdade nem me preocupo mais quando algum aluno não sabe exportar corretamente os arquivos. Em algumas vezes, só percebi que o arquivo estava no formato errado depois de ter ido ao ar”, conta o diretor da TV.

3) Desenvolvimento de novas ferramentas

A Digilab tem como característica marcante a preocupação em atender necessidades dos clientes de forma plena, mesmo quando elas forem específicas ou necessitem de algum tipo de desenvolvimento de software. No caso da Univap, foi necessário criar uma máscara para exibição da previsão do tempo, integrada ao playout. Isso porque muitas pessoas ligam a TV em busca dessa informação específica, que a TV Univap pôde oferecer graças à ferramenta. Hoje o Playout Digilab já possui essa função como parte do produto.

4) Ótimo helpdesk

Contar com suporte técnico eficiente, que quer efetivamente  atender às necessidades do cliente é fundamental, especialmente em uma operação complexa com a de TV. Já falamos sobre o assunto aqui no blog quando escrevemos sobre “as vantagens em escolher um equipamento nacional com um suporte técnico interativo” e você viu que optar por uma empresa disposta a atuar como parceira faz toda diferença. Em uma TV universitária esse suporte é ainda mais importante porque, como há uma rotatividade grande de pessoas operando as máquinas, as chances de ocorrerem dúvidas ou problemas são maiores. Sendo assim, ter um suporte técnico por perto torna-se um diferencial.

5) Robustez

Esse termo é bastante utilizado quando queremos explicar que o Playout Digilab é capaz de suportar operações 24×7. Na Univap temos um exemplo prático da qualidade do equipamento. Fernando Moreira lembra de um período em que o ar condicionado da TV universitária apresentou problemas e o Digilab Playout já estava cerca de 12 horas trabalhando sozinho. “Só percebemos quando monitorei de casa e a exibição estava pixelizada. Ao chegar na TV, a sala passava de 40 graus mas o equipamento aguentou firme”.

A Univap apontou as 5 principais vantagens que o dispositivo traz para sua TV universitária, destacando a parceria de sucesso. Se quiser saber mais sobre o Playout Digilab e suas funcionalidades, acesse o nosso site ou entre em contato conosco!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *