Soluções para sua emissora realizar o controle automático de loudness

Publicado por Glaudir Schlemper em

Manter os níveis de áudio agradáveis ao telespectador na passagem de um programa para um intervalo comercial se tornou obrigatório. O controle de loudness consiste na padronização de sinais de áudio das emissoras de televisão e de rádio, necessária para evitar o aumento indevido no volume dos sons de anúncios publicitários que acontecem nos intervalos entre programas.

Para se adequar à legislação, emissoras devem seguir uma série de orientações técnicas para padronizar o áudio de toda a grade de programação, evitando assim a elevação ou diminuição de volume na transição da programação para o intervalo comercial. A norma de controle de loudness determina que os sinais sonoros  da programação e dos intervalos devem ter o limite máximo de variação de dois decibéis. Em caso de infração da norma, a emissora pode ser penalizada com multas e sanções graves.

Quando a emissora não efetua o controle de loudness, a tática adotada por algumas agências de publicidade para chamar a atenção do telespectador para o seu conteúdo costuma ter êxito. No entanto, ao realizar automaticamente o controle do nível do áudio, esse tipo de situação é evitada. Mas mais do que isso, promover o controle de loudness também pode aumentar o nível de um áudio que esteja abaixo dos padrões desejáveis. Por exemplo, um vídeo ou uma transmissão ao vivo  com o áudio terá, por meio do uso de um software, um incremento na resposta audível de modo a padronizar o nível de saída.

Para realizar o controle automático de Loudness é necessário investir em soluções tecnológicas personalizadas para atender esse tipo de demanda. Continue a leitura para entender qual é o tipo mais indicado para que sua emissora possa realizar o controle automático de loudness.

Software dedicado para automatizar o controle de loudness

Existem soluções disponíveis no mercado audiovisual para que as emissoras possam realizar o controle de loudness. Com o Digilab Playout é possível realizar controle de loudness diretamente no seu exibidor de forma automatizada por meio de um software de edição.

A solução possui o controle de loudness embarcado e permite à sua emissora promover uma programação linear de forma segura ou ainda operar como exibidor de comerciais ou playout de jornalismo, atendendo as necessidades e peculiaridades de cada tipo de operação.

Por ser uma solução versátil, o Playout da Digilab se integra facilmente com outros sistemas e equipamentos que as emissoras normalmente utilizam em sua operação. Confira alguns dos principais diferenciais que o Playout da Digilab dispõe:

  • Programação linear de um canal 24×7 de forma segura;
  • Solução disponível na versão híbrida com saídas SDI/ TSoIP/ NDI ou na nuvem;
  • Reprodução de áudio e vídeo em diferentes formatos na mesma playlist;
  • Ajuste do nível de áudio (inclusive para a entrada do ingest);
  • Exibição de mensagens de Redes Sociais durante a programação;
  • Exibição automatizada de notícias e informações sobre o clima via RSS;
  • Inserção de gráficos e animações com redimensionamento de vídeo ou overlay;
  • Inserção de grafismo de forma automatizada de acordo com a timeline do vídeo;
  • Exibição e gravação de conteúdo ao vivo com ou sem gráficos sobrepostos ao vídeo;
  • Edição com corte de frames diretamente na playlist;
  • Preview de exibição ( mostrando o closed caption no preview);
  • Controle navegável sobre o vídeo em exibição.

Além de contar com uma solução específica para esse tipo de demanda, para promover um controle de loudness eficaz a emissora deverá treinar um profissional com a função de gerenciamento de todo o processo. O profissional deve ser responsável por todo o workflow de produção, distribuição e exibição, mesmo sem a necessidade de estar fisicamente no local para gerenciar a grade de programação ao adotar uma solução na nuvem, por exemplo.

Quer saber como as soluções da Digilab pode auxiliar a sua emissora no controle automático de Loudness? Entre em contato com nossos especialistas, a equipe está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e questionamentos.

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *