10 diferenciais de usar um servidor de vídeo multi-funções

Publicado por Glaudir Schlemper em

O processo de transmissão de uma programação de canais é formado por uma série de etapas. Diversos profissionais são envolvidos para que o conteúdo seja entregue com qualidade e sem falhas de comunicação. Ainda assim, não é possível ter garantia de que a transmissão será realizada com segurança e qualidade.

Quedas no sinal, informações que não entram no momento em que deveriam, baixa qualidade e mais uma ampla gama de fatores podem impactar na veiculação do conteúdo de forma negativa.

Uma solução para minimizar esses possíveis problemas está em automatizar alguns processos. A automação elimina o número de passos que precisam ser realizados para rodar uma programação. Veja, a seguir, quais são os diferenciais de usar um servidor de vídeo multi-funções.

 

O que é um servidor de vídeo multi-funções?

Um servidor de vídeo multi-funções é uma ferramenta desenvolvida para operar múltiplas funções dentro de um canal de TV ou programadora. O sistema consegue exibir uma programação linear, durante toda a sua grade, mesmo que ela opere sem pausas durante os sete dias da semana.

Por meio de uma arquitetura redundante, é possível garantir a integridade da transmissão, sem falhas e quedas. Dessa forma, não é necessário contar com o equipes de monitoramento em escalas, o que muitas empresas utilizam para evitar falhas de transmissão entre um programa e outro.

O servidor de vídeo multi-funções otimiza o fluxo de trabalho, pois possui ferramentas que possibilitam o gerenciamento, controle, organização e exibição das mídias. Com ele, também é possível gerar relatórios no padrão Ancine, efetuar rápidas edições nas mídias sem a necessidade de envio para a ilha de edição e, ainda, automatizar a inserção de metadados junto ao vídeo, tais como feeds de notícias, redes sociais e previsão do tempo.

Ao utilizar um sistema de automação, a programadora aumenta sua eficiência e proporciona maior segurança para os seu públicos.

O sistema desenvolvido pela Digilab conta com o diferencial da comercialização do recurso como serviço. Assim, é possível contratar a ferramenta por um tempo determinado e renovar a contratação de acordo com a conveniência e interesse da empresa. Confira, a seguir, outros recursos que o sistema oferece.

 

10 diferenciais oferecidos pelo servidor de vídeo multi-funções Digilab

Além de proporcionar estabilidade e garantir a transmissão da programação, o servidor de vídeo multi-funções desenvolvido pela Digilab conta com outros diferenciais. Veja quais são:

 

Comunicação facilitada

O sistema da Digilab é todo desenvolvido em português, permitindo uma comunicação e entendimento facilitado para os seus usuários.

 

Sistema híbrido

Disponível na versão híbrida com saída SDI/TSoIP/NDI ou na nuvem “Cloud Playout”.

 

Exibição de arquivos de legenda (STR)

É possível utilizar arquivos STR para adicionar e transmitir legendas na programação de qualquer conteúdo.

 

Operação 24×7

O sistema foi desenvolvido para trabalhar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Com isso, não há riscos de sofrer interrupções na programação ou quedas na transmissão.

 

Edição de mídia

Não será necessário enviar os materiais para as ilhas de edição para fazer pequenos ajustes. O sistema permite que edições rápidas sejam feitas dentro do próprio software. Esse recurso agiliza os processos, pois os ajustes podem ser feitos a qualquer momento.

 

Suporte técnico especializado

Canais de comunicação direta com profissionais altamente qualificados, trazendo mais agilidade na comunicação e resolução de possíveis problemas na operação.

 

Exibição da playlist em múltiplos formatos

Reprodução de áudio e vídeo em diferentes formatos na mesma playlist (Clipes com formatos e velocidades de quadros diferentes).

 

Inserção de grafismo

Permite a exibição de mensagens de Redes Sociais durante a programação, a exibição automatizada de notícias e informações sobre o clima via RSS, e a inserção de gráficos e animações com redimensionamento de vídeo ou overlay.

 

Drag & Drop

Os arquivos do Windows Explorer podem ser facilmente inseridos ou retirados da playlist. Para isso, basta puxar e arrastar. Isso facilita a edição de roteiros e eventos.

 

Distribuição de sinal multiplataformas

O conteúdo pode ser transmitido na TV, no smartphone, tablet, computador e em qualquer outro mecanismo de vídeo.

Além disso, a plataforma conta com outros recursos que vão tornar sua operação mais ágil e segura, diminuindo as etapas de cada processo e reduzindo a necessidade de ter diversos profissionais em cada função. O sistema permite que um único profissional execute uma série de atividades, sem ter sua rotina afetada.  

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir em um sistema de automação para a sua programação, saiba mais sobre o seu funcionamento.

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *