Investimento em inovação ajuda a diminuir custos em operadoras. Saiba como

Publicado por Glaudir Schlemper em

Estagnar ou reduzir custos tem sido a principal estratégia das empresas em uma situação financeira incerta. Segundo dados divulgados pela Anatel, a TV por assinatura começou 2017 com queda de assinantes. Segundo informações divulgadas pelo Canaltech, foram mais de 300 mil assinantes perdidos em 2016 e entre dezembro e janeiro deste ano já foram mais de 100 mil, uma queda de 0,56%. Ser cauteloso em momentos como esse é compreensível, mas de forma alguma justifica o total  congelamento dos gastos dentro de uma organização. Isso porque ao mesmo tempo que estamos passando por um momento ruim,  também vivemos uma fase em que as transformações tecnológicas aplicadas no presente farão toda diferença para a colocação de mercado das empresas em um futuro próximo. É por isso que o investimento em inovação ajuda a diminuir custos a curto, médio e longo prazos. Por mais que possa soar estranho, investir para economizar pode ser a chave para as operadoras ultrapassarem essa fase ruim, inclusive com a evolução da TV paga como negócio.

Para este texto em especial, quando falamos em investimento em inovação para operadoras de TV, tratamos principalmente do Baker Channel, uma ferramenta de marketing e promoção da empresa que auxilia na divulgação de canais, expõe novas programações, comunica-se com o cliente e engaja o espectador. Mas como isso pode fazer a operadora economizar? Continue a leitura.

Economizando com o investimento em inovação

Se você ainda não sabe o que é o Barker Channel, trata-se do canal de apresentação de uma operadora. Ele pode estar na tela inicial, assim que o cliente liga a TV, ou mesmo em outros canais que podem ser acessados a qualquer momento. O mais relevante é que esse investimento em inovação seja eficiente no objetivo de levar a operadora para dentro da casa do cliente, servindo como um apoio na divulgação de informações.

É importante deixar claro que o investimento em um Baker Channel não é alto, principalmente quando comparado aos benefícios e economia que a tecnologia pode trazer. Manter um canal de promoção para sua operadora é simples, exige esforço de poucos funcionários e traz diversos retornos, tais como:

Dimunui o número de ligações para a central de atendimento

O Baker Channel funciona como canal de comunicação direto entre a operadora e o cliente.  Sendo assim, esse investimento em inovação reduz a necessidade de comunicação por outros meios, como a central de atendimento, por exemplo. Uma informação sobre atraso na chegada da fatura por conta de uma greve dos correios, pode ser comunicada pelo canal de relacionamento. Isso evita que haja o volume expressivo ligações para central. O mesmo vale para outros comunicados que possam por algum motivo sobrecarregar a sua rede de atendimento por telefone.

Reduz a necessidade de visitas técnicas

Alguns pedidos de visita técnica são decorrentes de problemas comuns e bastante fáceis de resolver. Nesse caso, o Baker Channel pode funcionar para educar as pessoas no sentido de resolver problemas simples por conta própria. Dessa maneira, o investimento em inovação traz retorno porque pode enviar que um técnico vá até a casa do cliente, o que tem um custo alto para operadora. Ao evitar um número considerável de visitas, há uma economia expressiva.

Aumenta o número de pedidos de upgrade de plano

O marketing bem feito é capaz de atrair clientes para novas programações. O investimento em inovação com o Barker Channel pode ser direcionado para o objetivo de seduzir o cliente para compra de canais que ele ainda não possui. Isso pode ser feito de diversas formas, como a divulgação de filmes, séries e programas que são exibidos apenas nos canais desses planos maiores. Outra estratégia é divulgar que esses canais estarão disponíveis por um tempo determinado, para que o usuário tenha experiência e consequentemente a vontade de ter esses canais.

Aumenta os pedidos para conteúdos On Demand e pay-per-view

A mesma lógica usada para o upgrade de plano vale para conteúdos On Demand e pay-per-view. Essas modalidades são interessantes porque tornam o cliente engajado sem necessariamente que ele tenha que se envolver com um novo plano. Assim, as chances da receita da sua operadora aumentar crescem.

Traz mais engajamento e reduz o Churn

Um dos grandes problemas que levam os clientes a desistirem das TVs por assinatura é a falta de engajamento. Com a internet e outros estímulos, muitas pessoas acabam deixando a TV em segundo plano. É por isso que o investimento em inovação é importante para reduzir o churn. Se todas as vezes que o assinante ligar a tv for estimulado assistir um novo canal ou programa, dificilmente desejará cancelar assinatura. Dessa forma, o investimento em inovação torna-se importante não para gerar mais lucro, mas principalmente para manter os clientes que sua operadora já tem.

Quer saber mais sobre como o investimento em inovação pode ajudar a sua operadora? Escreva um comentário ou entre em contato conosco!

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