Gestão pública eficiente: 5 maneiras de prestar contas à população

Publicado por Glaudir Schlemper em

Não há a menor dúvida de que a gestão pública eficiente passa pela prestação de contas frequente à população. Quando eleito, o político firma um importante compromisso de zelar por certos temas e precisa estar atento e vigilante a eles durante todo exercício do mandato. Acontece que a maioria da população sequer lembra em quem votou no último pleito. Segundo pesquisa relatada pelo portal da revista Exame, 79% dos brasileiros não lembram em quem votaram para o Congresso. No entanto, ainda segundo a mesma reportagem, há uma crescente preocupação em relação à transparência. “A maior parte dos eleitores apontam características ligadas à honestidade e transparência como essenciais para um bom candidato no próximo ano.” Sendo assim, o político precisa estar cada vez mais atento e próximo da população.

Estratégias para a gestão pública eficiente

Com a rapidez das informações e as novas tecnologias, alguns gestores públicos não sabem bem por onde começar essa comunicação. É fato que o jeito tradicional de fazer política está mudando e que as novas gerações anseiam por maneiras diferenciadas de aproximar-se da vida pública. Por isso, listamos 5 formas do político prestar contas à população:

1. Manter o site e redes sociais atualizados

Ter um site que represente bem a imagem do gestor público é fundamental não só no momento da campanha, mas durante todo o mandato. Estar presente nas redes sociais também faz toda diferença no que diz respeito ao contato diário com as pessoas. Tendo votado ou não no candidato, após eleito ele precisa prestar contas a todos os cidadãos. Por sua vez, eles devem ser estimulados a participar da vida pública, opinando e entendendo como funciona a rotina do parlamentar. É importante ressaltar que, para a equipe que trabalha com o político, é um trabalho que demanda tempo, por isso é fundamental haver uma ou mais pessoas dedicadas exclusivamente a responder e gerenciar essas contas e não deixar ninguém sem atenção ou resposta.

2. Proximidade com grupos organizados

Uma gestão pública eficiente necessita de um político atuante. Cada um sabe quais bandeiras são mais interessantes para a comunidade que representa, por isso é fundamental estar próximo de comunidades e grupos que tenham bandeiras semelhantes. Isso também faz parte da transparência porque demonstra que o político permanece próximo de suas crenças mesmo depois de eleito. No que diz respeito à comunicação, é importante participar de eventos presenciais, reuniões, passeatas, etc, mas também é possível engajar-se virtualmente emitindo opiniões, concedendo entrevistas e mostrando-se sempre muito próximo dos temas.

3. Visitas presenciais nas comunidades

É senso comum que alguns políticos aparecem nas comunidades apenas para fazer campanha. Na gestão pública eficiente isso não pode acontecer. Além de ter uma presença ativa na internet, é importante estar presente pessoalmente. Elabore uma agenda de visitas a lugares chave, ouça as reclamações e, quando possível, encaminhe providências e divulgue o desfecho de cada uma das ações, mesmo que não seja positivo.

4. Fotos

Fotografar  todas as ações e o dia a dia como agente público também é uma forma de prestar contas. Pode parecer exibicionismo, mas a gestão pública eficiente deve ser exposta para a população. O objetivo é que mais pessoas vejam, participem, opinem e queiram soluções semelhantes para seus bairros ou comunidades. Invista em uma equipe multidisciplinar na qual haja uma pessoa dedicada a essas fotos, fará toda diferença.

5. Vídeos

O vídeo é a forma mais inovadora e eficiente de chegar até certo público. Quando se trata de um político, ainda mais. Além de vídeos simples em redes sociais, é possível explorar temas mais aprofundados usando trechos de falas ditas em plenário, extraídas do próprio sistema de TV da casa legislativa. A maior dificuldade, nesse caso, é quando a casa não possui um sistema de automação e é preciso esperar dias para que o assessor tenha acesso ao conteúdo gravado. Já falamos aqui no blog sobre “Como a automação na distribuição de vídeos pode ajudar o trabalho de um assessor parlamentar”. Com a ferramenta, em poucos minutos após o término de cada fala, o funcionário já recebe os arquivos e pode trabalhar da forma que for mais eficiente para a comunicação do político. Nos próximos posts abordaremos como essa solução pode contribuir para a gestão pública eficiente e transparência na comunicação!

 

Caso tenha alguma dúvida sobre como esse software funciona, entre em contato conosco!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *