Comunicação e transparência: como as redes sociais têm ajudado as pessoas a ficarem mais perto dos políticos?

Publicado por Glaudir Schlemper em

Boa comunicação e transparência são qualidades fundamentais para um político que deseja se destacar nos dias de hoje. Se até há pouco tempo as mídias tradicionais eram o principal meio de chegar até os eleitores, hoje a internet possibilita realizar uma comunicação direta e diária. Porém, para que isso seja efetivo, é preciso ter cautela, cuidado e muito planejamento. Políticos que têm assessorias parlamentares bem estruturadas, contratam pessoas exclusivamente para cuidar das redes sociais, responder eleitores, gerenciar possíveis crises e manter em alta a imagem do assessorado. No entanto, se não há boa articulação e as ferramentas certas, o trabalho acaba não surtindo o efeito esperado.

Especialmente nos dias atuais, com a atual conjuntura política, deixar claras certas opiniões e posicionar-se sobre assuntos estratégicos é fundamental para atingir esse objetivo de estar mais perto do eleitor. Porém, gerenciar a comunicação e transparência do mandato nem sempre é fácil, especialmente no que diz respeito à velocidade que as informações circulam e, consequentemente, certos boatos se espalham.

Para evitar esse tipo de polêmica negativa, o assessor precisa estar atento e trabalhar rapidamente para esclarecer  os fatos. Para isso, nada melhor do que usar recursos audiovisuais, como trechos de falas de parlamentares ditos nas sessões, por exemplo. A boa notícia é que existem ferramentas que auxiliam e dão agilidade para esse trabalho. O SmartPlay é um exemplo disso. Em operação na câmara dos deputados de Brasília desde 2014, a ferramenta segmenta e distribui todo o conteúdo gerado de forma imediata para os assessores da cada parlamentar. Tudo isso de forma segura e organizada. Veja como funciona:

Como a tecnologia ajuda políticos a coordenarem comunicação e transparência

Trabalhar com as declarações dadas nas sessões parlamentares é uma das formas mais simples e rápidas de repercutir as discussões que estão em pauta no momento. É evidente que os desdobramentos e os eventos posteriores não podem ser ignorados pelo assessor. No entanto, saber trabalhar as informações primárias obtidas nas sessões oficiais ajuda a construir uma narrativa de relacionamento sólida entre o político e a população.

Nas casas legislativas que já contam com o SmartPlay funciona da seguinte forma: quatro minutos após a fala do político, o assessor já pode ter acesso aos vídeos, separados por categorias e com a transcrição de tudo que foi dito. Além da rapidez, a facilidade para trabalhar as informações traz agilidade ao trabalho de comunicação e transparência.

Nesse momento, você pode estar se perguntando: por que esse tipo de ferramenta é bom para a sociedade? Por que ajuda a população a ficar mais perto dos políticos? A resposta está na disponibilidade que as pessoas têm para consumir informações. É raro encontrar alguém que tenha o hábito de assistir sessões parlamentares do começo ao fim. Assim como é muito difícil ver alguém que não trabalhe diretamente com política saber todos os assuntos que estão em pauta no momento.

Sendo assim, cabe ao assessor trabalhar essas informações de modo que elas cheguem de forma mais acessível às pessoas. Com os recortes necessários e as explicações correlatas, fica mais fácil para que qualquer pessoa entenda do que se trata determinado assunto em votação, por exemplo.

Do ponto de vista do político, quanto mais rápida, isenta e clara for a comunicação feita, mais chances há de alcançar cada vez mais pessoas e contribuir para a reputação do mandato. Já se você é assessor, pode estar se perguntando como esse material pode ser utilizado à favor do trabalho de comunicação e transparência do político.

Veja três formas:

Redes sociais

Sabemos que nos dias de hoje as redes sociais são um dos principais meios de atingir públicos amplos e diversos. Como já mencionamos, o político ativo nas redes sociais comunica-se mais de perto com os eleitores, pode mostrar o que está realizando e quais suas opiniões sobre determinados assuntos. Sendo assim, os assessores podem publicar o vídeo da fala do parlamentar imediatamente após o recebimento. Isso torna o feedback rápido e permite discussões construtivas no calor dos acontecimentos.

Sugestões de pauta para a imprensa

Políticos que são sempre visados para entrevistas na imprensa são aqueles que, além de realizarem boas propostas, sabem se posicionar e sugerir assuntos. Isso cabe ao assessor. Imagine o quão mais interessante é para o jornalista que recebe a sugestão se ela vier acompanhada da fala do parlamentar no momento da sessão? É provável que desperte maior interesse e aumente as chances de que a imprensa se interesse e queira repercutir o assunto do projeto.

Organização de material de campanha

Todo parlamentar que decide passar por um novo processo de eleição precisa apresentar a sua trajetória e legado político ao concorrer novamente. No entanto, os assessores costumam começar a pensar no levantamento desse conteúdo apenas quando o fim do período de mandato se aproxima. Porém, se a história de atuação for sendo construída ao longo dos anos, fica mais fácil depois embasar os argumentos da reeleição. O bom parlamentar pode, por meio das informações oferecidas pelo SmartPlay, separar os principais assuntos, selecionar boas frases e já ir construindo uma boa reputação para esse momento tão crucial.

Caso tenha interesse em saber mais sobre como funciona, tecnicamente, o SmartPlay temos um infográfico que traz detalhes sobre o assunto.
Caso queira conversar e pedir uma proposta, entre em contato conosco!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *