Quais equipamentos são necessários para ter um canal religioso?

Publicado por Glaudir Schlemper em

Um canal religioso é todo aquele que de alguma forma promova a conexão com seus fiéis. O conteúdo pode ser variado. Geralmente, uma TV Igreja transmite as celebrações e apresenta conteúdos que sejam de interesse do público, como orações, filmes religiosos, etc. Muitas instituições religiosas têm percebido a força que a comunicação possui para aproximar pessoas, especialmente os jovens. Na vida corrida do dia a dia, não é possível estar com frequência de forma física na igreja, mas por meio da tecnologia, a proximidade se torna maior.

O que nem todos sabem, é que ter um canal religioso é muito mais simples do que parece. Antigamente, somente as igrejas que possuíam espaço em grandes emissoras de TV podiam transmitir a sua mensagem. Hoje, há possibilidade de conseguir espaço em TVs locais, ou mesmo criar uma Web TV, na qual os fiéis podem ter acesso ao conteúdo na internet.

Mas o que você deve estar se perguntando é: o que eu preciso para começar? Nesse post falaremos com detalhes sobre todos os equipamentos necessários e você verá que é muito fácil chegar até os fiéis de uma igreja por meio da tecnologia.

Passo a passo para montar um canal religioso

1. O primeiro passo é saber o meio de transmissão desses vídeos. Isso é fundamental porque vai determinar a dimensão do trabalho necessário para colocar o canal religioso no ar. Se sua opção for por um espaço na TV, você terá que conversar com as emissoras locais e entender como isso pode ser feito. Para um processo mais simples e rápido, a opção é a internet. Você pode, por exemplo, criar um site onde os fiéis poderão assistir às celebrações religiosas ao vivo. Também pode disponibilizar os vídeos para assistirem na hora que for melhor para eles.

2. Agora é o momento de gravar os vídeos do seu canal religioso. Para isso, você precisará de uma estrutura de equipamentos como câmeras e microfones. Se sua igreja já possui instalações de áudio para a reprodução de música, em algumas ocasiões elas podem ser aproveitadas.

3. Todo canal religioso ou não possui uma programação bem definida, certo? Por exemplo, se todos os sábados ou domingos às 18h existe a transmissão da missa/culto do dia, os fiéis ficarão esperando por isso. A mesma lógica se aplica para reprises. Por isso você precisa estabelecer uma rotina na igreja voltada para esses eventos. Todos precisam saber que há um compromisso com as pessoas que estão assistindo em casa e cumprir horários definidos.

4.  Estabelecidas as rotinas, você precisa colocar o canal religioso no ar. Para isso, é necessário um equipamento chamado Playout. É ele o responsável por exibir as imagens e o som que estão sendo captados pelas câmeras e microfones, transmitir ao vivo para os fiéis que estão conectados (pela internet ou TV) e ao mesmo tempo gravar o vídeo (ingest).

Isso é fundamental para que, mais tarde, haja a possibilidade de exibir novamente a mesma celebração, em outro horário. Também, é essa gravação que poderá ser disponibilizada no portal para que o fiel possa ver a hora que desejar.

O Playout também é o equipamento onde será organizada a ordem da programação, estabelecendo aquilo que será exibido às 19h, 20h e assim por diante. A partir do momento que se estabelece a ordem, o programa atua sozinho. Dessa forma, mesmo quando não há programação ao vivo, caso o equipamento esteja programado, o canal religioso não sai do ar.

Já tenho um canal religioso. Preciso mudar meus equipamentos?

Um equipamento para um canal religioso precisar atender às necessidades da operação de forma simples. Se esse não é o caso, talvez você deva, sim, pensar na mudança.! A boa notícia é que se você já possui uma TV Igreja em operação, certamente já conhece os desafios diários de colocar uma programação no ar. Por isso, separamos alguns sinais de que talvez seja preciso rever a sua operação de TV:

O equipamento não é funcional

Um bom equipamento de TV é intuitivo e funcional. Acontece que a maioria dos produtos existentes no mercado não pensam nas necessidades específicas de um canal religioso. O Digilab Playout atende perfeitamente operações desse tipo. É simples de usar e possui funcionalidades úteis como a inserção de gráficos e animações durante a exibição do vídeo.

A integração com outro equipamentos é difícil

Uma igreja precisa prezar pelos recursos da instituição. Por isso, ter um equipamento que não se integre com os demais já existentes, certamente não é vantajoso. Opte por um Playout que seja integrável  com os mais diferentes equipamentos, caso contrário haverá custos extras.

O suporte oferecido é ineficiente

Um fornecedor de tecnologia para um canal religioso precisa atuar como um parceiro. Só assim, qualquer problema relacionado ao equipamento pode ser solucionado rapidamente. Empresas estrangeiras podem possuir nome no mercado, mas só uma empresa brasileira oferece o suporte personalizado que um canal religioso necessita.
Ficou interessado? Entre em contato conosco!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *