Automação para TV: como o playout Digilab ajuda empresas que trabalham com jornalismo?

Publicado por Glaudir Schlemper em

A automação para a TV aplicada às empresas que trabalham com jornalismo pode ser um divisor de águas na maneira com que o conteúdo é tratado. A rapidez dos processos e a velocidade necessária para colocar o conteúdo no ar, fazem do dia a dia de um canal de TV uma verdadeira correria. Desde as fitas VHS e a edição linear, as tecnologias para captação e edição de vídeo e transmissões jornalísticas evoluíram muito. Porém, encaixar as notícias do dia em vídeos com tempos bem determinados e sujeito aos imprevistos das entradas ao vivo é um desafio constante. É por isso que agregar tecnologias a esse processo é sempre algo muito bem vindo. Hoje falaremos sobre como o Playout Digilab pode ajudar na automação para TV.

Como a automação para TV ajuda no  jornalismo?

Encontrar formas de tornar mais fácil um trabalho naturalmente desafiador é algo extremamente interessante. Já falamos aqui no blog sobre a importância da robustez de um equipamento para operações 24 x 7, ou seja, que possuem um lineup pré-definido e rodam por longos períodos sem intervenção. Nesse caso, o processo ocorre de maneira oposta, já que intervenções são comuns ao longo da exibição. Isso não significa que o equipamento pode ser frágil, mas há também outras funcionalidades da automação para TV que podem ser muito úteis. Separamos algumas delas:

Reprodução em diferentes formatos

Hoje em dia qualquer pessoa possui uma câmera na mão. Basta ter um celular e saber manuseá-lo. Para as empresas que trabalham com jornalismo isso é bastante interessante, já que a informação pode vir de muitos lugares. Outra funcionalidade importante é a reprodução de streaming diretamente na playlist. Ela é útil para oferecer informações sobre eventos, trânsito, tempo, entre outros. Porém, ainda existe o desafio de transformar essas mídias em formatos amigáveis para serem exibidos no playout. Com o equipamento da Digilab isso não acontece, já que ele roda dezenas de formatos na mesma playlist, além de já possuir transcoder integrado.

Automação na exibição de mensagens

A exibição de mensagens de redes sociais é uma ferramenta importante para promover a interação com o público. Hoje, na maioria das TVs, isso é feito de forma manual, ou seja, um editor filtra essas mensagens e as transfere para TV como se fosse um GC. No playout Digilab é possível fazer isso de forma integrada e automática. Depois da moderação de um funcionário, a mensagem é exibida imediatamente, sem maiores trabalhos. Essa facilidade é um divisor de águas no que diz respeito a interatividade e proximidade com o espectador.

Agilidade no tratamento do conteúdo ao vivo

É comum no dia a dia de uma empresa que trabalha com jornalismo realizar grandes transmissões. Elas podem ser uma entrevista coletiva, um evento ou acontecimento histórico. São horas e horas de gravação que precisam ser filtradas e depois editadas para entrarem nos telejornais. É um trabalho exaustivo. Com a automação para TV esse processo se torna mais fácil:mesmo durante a transmissão já é possível fazer marcações e selecionar trechos de acontecimentos importantes para já separá-los e usar mais tarde. Outra vantagem é que a gravação de conteúdo ao vivo pode ser feita com ou sem gráficos sobrepostos ao vídeo, o que facilita caso haja alguma informação factual que precise ser retirada posteriormente.

Edição com corte de frames diretamente na playlist

Como já dissemos, para o jornalismo, o tempo é fundamental. Em um telejornal, há vezes em que  imprevistos impossibilitam  a exibição na íntegra de um material importante, que acaba sendo colocada  no final da transmissão. O que fazer então? Hoje esse material ou deixa de ser exibido ou fica para o outro dia. Mas, no playout Digilab isso não é necessário, já que por meio dele é possível cortar uma parte do vídeo diretamente na playlist. Isso poupa o tempo de devolver o material para a ilha de edição e todo o trabalho até que ele retorne para a fila de exibição.

Integração com a internet

A automação para TV também está presente ao passar esses vídeos para a plataforma online, ou VoD, da emissora. Em muitos casos isso é feito manualmente e uma pessoa fica responsável exclusivamente pela tarefa, que pode demorar um pouco. No playout Digilab isso acontece de forma automática, inclusive com interação direta com a plataforma.

Ter essa integração será cada vez mais importante, principalmente em um contexto onde a velocidade das informações faz toda a diferença já que de as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Essas são apenas algumas das funcionalidades presentes no Playout Digilab que podem ajudar na automação para TV. Caso você queira saber mais sobre as características do produto, acesse nosso site ou entre em contato conosco.

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *