Verificação automática frame a frame de integridade para programação ao vivo: por que isso é importante?

Publicado por Glaudir Schlemper em

Quem trabalha com audiovisual sabe que o controle de qualidade de um material precisa ser feito frame a frame. Você viu no post anterior “Por que a gestão do controle de qualidade deve ser uma prioridade na sua empresa?, que a gestão do controle de qualidade é fundamental para que a verificação de problemas em arquivos de vídeo. Por meio de algoritmos inteligentes, defeitos como blacks, lipsync ou outras falhas podem ser identificados automaticamente, sem a necessidade que alguém assista o material do início ao fim. Além de ser mais sujeito a erros, a verificação manual é mais cara, demorada e trabalhosa, portanto não traz vantagens para a empresa em questão.

Na programação ao vivo, a verificação frame a frame também é importante, especialmente quando se trata da exibição de comerciais. Um anunciante paga pela exibição íntegra do material, mas podem haver contratempos. Falhas no sinal e erros inerentes à transmissão de sinais de TV podem ocorrer. Caso esse seja o caso, o anunciante tem o direito de que o conteúdo seja reexibido em horário equivalente. Porém, é muito difícil saber se essa exigência foi contemplada em todos os canais e horários solicitados, especialmente quando há a compra de espaço em diversas praças de emissoras locais ou muitos horários diferentes.

Como ocorre a verificação frame a frame?

Assim como no conteúdo gravado, verificar a integridade da programação ao vivo frame a frame ocorre por meio de um algoritmo. Ele é programado de forma que entenda o que é uma exibição integra e monitora o canal 24 horas. Ao final de um período determinado, o software emite relatórios sobre erros e falhas na transmissão. Esse mecanismo beneficia tanto o anunciante quanto a emissora.

Benefícios para a emissora:

Com a emissão de relatórios periódicos é possível ter uma visão ampla sobre a quantidade de erros, em qual período eles mais ocorrem, se são falhas humanas ou de equipamentos. Dessa forma, é possível tomar decisões e agir tanto preventivamente quanto ativamente para a correção de erros insistentes.

Já para quem compra o espaço, o principal benefício é a segurança de que todas as inserções foram realmente exibidas.

Sendo assim, a verificação frame a frame pode ser um grande aliado de emissoras que queiram melhorar a qualidade dos serviços prestados. Caso ainda tenha dúvidas ou tenha interesse em em saber mais sobre a ferramenta entre em contato conosco.

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *