O que você precisa para montar uma TV igreja?

0
O que você precisa para montar uma TV igreja?

Muitas instituições religiosas têm optado por ter uma TV igreja para engajar seus fiéis. É uma forma moderna de atingir mais pessoas e fazer com que a comunidade permaneça informada sobre os eventos, além de  acompanhar as missas ou cultos quando não podem comparecer de forma presencial. Apesar de ser uma ferramenta bastante conhecida, geralmente há pouco conhecimento da parte dos administradores da igreja sobre como montar a estrutura, quais são os equipamentos necessários e como fazer com o que o conteúdo se torne interessante para os espectadores. Por isso, é necessário informar-se sobre o assunto e consultar pessoas da área de televisão e internet para aproveitar da melhor maneira essa oportunidade, sem o desperdício de recursos da instituição religiosa e de forma que agrade os fiéis.

[Whitepaper] Como a tecnologia está ajudando operadoras de TV a lucrarem mais

Montando uma TV igreja: primeiros passos

O passo fundamental para ter uma TV igreja é o meio por onde o conteúdo vai ser exibido. Algumas igrejas possuem espaço para a exibição de conteúdo em canais de TV abertos e fechados, mas essa não é a realidade da maioria delas. Ter um desses espaços é complicado e caro, principalmente na TV aberta. Na TV fechada isso se torna mais fácil, uma vez que a negociação pode ser feita direto com a operadora. Há também a possibilidade de realizar a compra de horários em canais locais. Caso essas opções não estejam dentro das possibilidades da sua igreja, uma ótima alternativa tem sido a internet.

É cada vez mais simples gravar ou exibir em tempo real conteúdos e veicular diretamente aos fiéis em redes sociais, como o Facebook e YouTube, ou mesmo em um canal próprio da igreja na internet, por meio de serviços de streaming. Além de mais barato, a alternativa atrai fiéis mais jovens, que já são acostumados com o uso da internet e podem achar mais interessante acompanhar as missas ou cultos dessa forma.

Escolhido o meio onde vai ser exibida sua TV igreja, é hora de começar a pensar na estrutura física. A maioria das igrejas já possui sistema de áudio, já que os encontros religiosos, por reunirem muitas pessoas, exigem esses equipamentos. Isso é interessante porque eles poderão ser integrados aos equipamentos da TV. Para uma estrutura pequena imagine que será necessário, além do sistema de áudio:

  • Câmera – que pode ser uma ou mais de uma, dependendo da estrutura da igreja. Em geral usam-se câmeras robô, que pode ser movimentadas à distância sem necessidade de um cinegrafista. 
  • Mesa de controle – é um equipamento que coordena as ações da transmissão. É nela que estão os botões que acionam qual câmera ou microfone está ativo, que dá o play no caso da exibição de algum material externo, etc. 
  • Exibidor – é o equipamento que gerencia os sinais que estão sendo captados até as pessoas que estão assistindo. Também é nele que podem ser inseridas mensagens na tela, como recados que precisam ser reforçados por meio de texto, ou mesmo legenda para músicas e orações. Saiba mais sobre como funciona um exibidor clicando aqui.

É importante ressaltar que uma TV Igreja pode funcionar com uma estrutura bastante pequena e poucos funcionários. Sobre os equipamentos, há a opção de, ao invés de comprá-los, optar por uma empresa que ofereça o serviço SaaS (Software as a Service), que é uma espécie de aluguel. O mais importante é que a TV Igreja seja interessante para a sua comunidade e que as pessoas possam sentir-se acolhidas pela mensagem que está sendo passada.

Ficou com alguma dúvida sobre como montar uma TV igreja? Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Comentar (obrigatório)

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)