Como os funcionários de uma casa legislativa podem agir para promover a transparência nas informações públicas?

Publicado por Glaudir Schlemper em

A transparência nas informações públicas tem se destacado como uma necessidade importante na sociedade brasileira. Desde 2004, quando foi criado o Portal da Transparência, o país se destaca na tentativa de encontrar formas de regular o poder público, tornar a sociedade mais participativa e fortalecer a democracia. Este ano, inclusive, a Controladoria Geral da União (CGU) realizou melhorias no portal que podem ajudar a fazer com que ainda mais cidadãos tenham acesso a informações como: salários, custos de diárias e passagens.

No post “Gestão pública eficiente: 5 maneiras de prestar contas à população”, falamos sobre algumas ferramentas nas quais o político pode ser mais ativo e atuante na vida das pessoas, como redes sociais e participação em entidades organizadas. Hoje, falaremos sobre ferramentas institucionais, como o portal da transparência, e também sobre como os funcionários efetivos e concursados podem contribuir para a transparência nas informações públicas.

Transparência nas informações públicas é um compromisso de todos

A transparência nas informações públicas deve ser cobrada pela população em geral. A prestação de contas de um político não é só uma obrigação, mas também pode servir como ferramenta de marketing. No entanto, não podemos esquecer que o compromisso com a divulgação do trabalho dos eleitos também pode vir dos próprios funcionários da casa legislativa, por exemplo. Eles são os representantes da sociedade mais próximos dos e devem agir para a promoção da transparência. Como isso é possível? Melhorando continuamente as ferramentas institucionais de comunicação da casa. Veja como:

Cobrando a publicação das informações

Como já mencionamos, divulgar as contas no portal da transparência é um dever, mas há prazos que muitas vezes se estendem e acabam atrapalhando o processo. Para melhorar isso, os funcionários da casa legislativa podem promover aqueles que entreguem antes a prestação de contas, divulgando entre os colegas nas sessões legislativas e mesmo na imprensa. Dessa forma, o político e sua equipe se sentem incentivados a agilizar as informações para ganhar destaque.

Atualizando o site e redes sociais oficiais

Para alguém que deseja, de fato, acompanhar as informações e novidades do poder público como um todo fica difícil seguir e acompanhar todos os parlamentares. Muito mais simples é quando a própria casa legislativa se encarrega de ter canais de informação atualizados e interessantes. Melhor ainda quando essa informação é informal na medida, chega ao público de forma agradável, é fácil de consumir e acessível para as pessoas como um todo. Sendo assim, que tal investir em maneiras simples de informar o que está acontecendo na casa legislativa? Uma boa dica é investir em redes sociais como Instagram, Facebook e Whatsapp.

Buscando novas ferramentas tecnológicas

A divulgação de informações por meio de vídeos é uma das tendências mais fortes do marketing na atualidade. Por que não usar isso a favor da transparência nas informações públicas? Se a casa já possui uma TV legislativa, ótimo! Mas para, de fato, chegar até as pessoas, o ideal é que essas informações sejam trabalhadas, segmentadas e distribuídas de forma eficaz. É pensando justamente nisso que a Digilab desenvolveu o SmartPlay. Em operação na Câmara dos Deputados de Brasília desde 2014, trata-se de um sistema inteligente que captura e gerencia todo o material gravado em vídeo de forma automática. Poucos minutos após a fala do parlamentar, o software codifica as informações e, com a ajuda do funcionário que gerencia a ferramenta, o vídeo é arquivado com tags específicas e pode ser utilizado por todos que possuem acesso aos sistema. Automaticamente, esses vídeos podem também ser enviados aos assessores do parlamentar e utilizado nas redes sociais específicas de cada um.

Com ferramentas como essa, os funcionários da casa legislativa conseguem trabalhar de forma mais eficaz para a promoção da transparência nas informações públicas. Podem também utilizar os vídeos gerados nas redes oficiais da casa para que as pessoas tenham acesso fácil e rápido. Além disso, o software elimina um incômodo diário: o dos assessores pedindo aos funcionários da TV os trechos das falas dos parlamentares. Com a automatização, tudo fica mais simples e eficaz.

Caso queira saber mais sobre como funciona a ferramenta e como uma casa legislativa pode fazer para contar com a solução, entre em contato conosco!

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