Controle de qualidade transcodificação e distribuição de conteúdos para programação linear, plataformas VOD e OTT

0
Controle de qualidade transcodificação e distribuição de conteúdos para programação linear, plataformas VOD e OTT

A gestão e distribuição do conteúdo para programação linear, plataformas VOD e OTT é um desafio rotineiro para programadoras, produtores e distribuidores de conteúdo. Isso porque um novo filme ou uma série, quando lançados, acabam sendo distribuídos para dezenas de países e múltiplas emissoras, operadoras, plataformas VOD e OTT. Cada um desses destinos possui exigências próprias quanto ao formato, metadados, informações da mídia, modo de envio do arquivo XML, legendas, closed caption, poster, etc. Se isso faz parte do seu dia a dia, sabe o trabalho que esse processo gera.

Na comunicação entre as pontas, o maior desafio é alinhar as expectativas para que todos os dados estejam dentro do parâmetro esperado. Na programadora, é preciso que o arquivo seja enviado em perfeitas condições, sem falhas nas legendas, problemas de áudio como o lip sync, ou arquivos corrompidos. No destino final, a expectativa é que, além de um arquivo em perfeitas condições, venha com todas as informações exigidas pela plataforma para que seja um conteúdo facilmente buscável, por exemplo, como palavras-chave e descrição completa da sinopse.

Agora imagine que, apenas com o conteúdo “Matriz”, fosse possível, por meio de um único software, em um único cadastro, pré-editar o início e fim do vídeo (retirando Tones e Color bars), inserir os metadados, legendas em multi-linguagem, closed caption, efetuar o controle de qualidade, distribuir, e gerenciar os playouts para a tradicional programação linear e ainda adequar este conteúdo, transcodificar e distribuir esta mídia de forma automática e integrada com as principais plataformas de VOD e OTT do mercado. O PlayManager da Digilab funciona dessa forma.

Distribuição para plataformas VOD e OTT: Como o software PlayManager funciona na prática?

Conseguir cumprir diversas tarefas em uma única interface é uma das características mais interessantes do PlayManager. A gestão eficiente de tarefas, além de agilizar o trabalho, evita erros e idas e vindas de material para readequações. Especialmente no que diz respeito ao formato e aos dados que precisam ser enviados sobre a descrição da mídia, são tantos detalhes para cada destino que, sem o uso de um software completo, as chances de faltar algo no processo de comunicação são enormes.

Sabemos que o retrabalho é um dos principais gargalos apontados por empresas que realizam análises de produtividade. É por isso que, ao desenvolver o produto, a Digilab pensou na otimização das tarefas. Por meio de uma única interface, todos os parâmetros exigidos por cada plataforma podem ser ajustados e adequados corretamente.

Veja outras vantagens e especificações técnicas:

Controle de qualidade

No momento do envio da mídia, alguns erros pequenos e pontuais podem inviabilizar a publicação e acabam atrasando o trabalho. Com o PlayManager, é possível gerenciar o controle de qualidade e a validação do conteúdo no momento do cadastro da mídia Matriz. Ou seja, esta etapa permite efetuar uma análise subjetiva e visual deste conteúdo, avaliar as condições de áudio, vídeo, legendas, closed caption e ainda verificar sua integridade, a fim de não permitir que uma mídia “corrompida” seja cadastrada incorretamente no sistema. Sendo assim, quando cada um desses pequenos erros é identificado, torna-se possível  corrigi-los antes que isso represente incômodos e atrasos.

Distribuição para programação linear, plataformas VOD e OTT

Após ter passado pelo controle de qualidade, adequação e transcodificação, o sistema deixa a mídia apta a ser distribuída tanto para programação linear como para as principais plataformas de VOD e OTT. Cada uma das plataformas possui necessidades específicas. Dependendo de quais delas a programadora trabalha, o sistema é ajustado para entender e já solicitar os parâmetros por completo.

Outra funcionalidade muito importante é a possibilidade de que algumas plataformas como Kaltura e NET Now estejam integradas ao PlayManager, possibilitando o envio do arquivo diretamente para dentro destas plataformas. Dessa forma, a mídia estará totalmente pronta para ser exibida.

>>> Caso tenha ficado interessado e queira saber mais. Clique e baixe gratuitamente o e-book: Controle de qualidade, Transcodificação e Distribuição de conteúdos para programação linear, plataformas VOD e OTT.

Adequação e transcodificação do conteúdo

Após a mídia ser validada, o PlayManager possibilita gerenciar e adequar todas as características deste conteúdo, permitindo a inserção e o enriquecimento dos metadados, inclusão do poster (thumbnail), de legendas em multi-linguagem, closed caption, verificação e ordenação dos canais de áudio e a transcodificação do vídeo de acordo com as regras e diretrizes de cada plataforma. Tudo feito automaticamente por meio de um único cadastro tornando a operação rápida e fácil.

A transcodificação automática é um dos méritos principais da plataforma, visto que ela é um desafio para muitas empresas. Entenda com mais detalhes:

Por que o transcoder integrado é tão importante?

Como vimos, ter várias funcionalidades em um único equipamento e interface facilita rotinas e garante a diminuição de erros e retrabalho. No que diz respeito especificamente ao transcoder, tê-lo integrado é uma grande inovação. A maioria das empresas possui a transcodificação separada do restante do processo, o que dificulta na hora de colocar o vídeo no formato correto. Além disso, muitas soluções disponíveis no mercado não entregam o serviço adequado ao cliente. Veja alguns pontos que devem ser levados em conta:

Possui possibilidade de múltiplas saídas

De nada adianta ter um transcoder na empresa se ele não contempla todos os formatos tanto de entrada quanto de saída necessários para execução do trabalho. Por isso, antes de contratar um serviço, observe esse detalhe com atenção. O transcoder Digilab possui configurações para áudio, vídeo, aspecto, bitrate, redimensionamento, entre outros. Além disso, gera arquivos para diversos containers como MP4, Transport Stream, Sony MXF, MKV, etc.

É rápido na execução de tarefas

A agilidade dos processos nos tempos de hoje é fundamental para a distribuição de vídeos. Sistemas que travam ou demoram muito mais tempo que o normal não podem ser admitidos dentro de uma rotina de programadoras. Sendo assim, se o seu produto não atende às suas necessidades quanto à rapidez, talvez seja o momento de rever a usabilidade dele. O transcoder Digilab transcodifica a mídia via GPU nos padrões H264 e H265 em uma velocidade nove vezes superior ao tempo de CPU. A maior vantagem, além da otimização das tarefas dos funcionários, é o mais tempo disponível na máquina para a execução de outras tarefas.

É simples e intuitivo

Uma empresa pode prometer muitas funcionalidades dentro de um produto, mas se ele não for intuitivo, provavelmente a curva de aprendizado dos funcionários será maior do que você gostaria. Um transcoder integrado ao PlayManager já entrega o vídeo no formato correto. Para o trabalho com múltiplos vídeos e formatos, basta organizar o workflow e esperar. Caso seja necessário ausentar-se nesse meio tempo, a ferramenta oferece ainda a possibilidade de acesso remoto, já que o sistema possui interface web.

Possui desenvolvimento e suporte nacionais

A maioria das empresas que oferecem esse tipo de serviço, ou são de fora do Brasil, ou usam ferramentas desenvolvidas no exterior e operam nacionalmente. As ferramentas da Digilab não. Por serem totalmente nacionais, podem atender necessidades específicas do cliente brasileiro e foram pensadas na realidade do mercado nacional. Isso sem falar que, caso haja algum problema, a Digilab pode ser notificada e imediatamente oferecerá o suporte. Optar por um parceiro de fornecimento de tecnologia que seja do Brasil traz vantagem de comunicação e relacionamento que jamais poderão ser obtidas em relações internacionais.

Com todas essas vantagens, os clientes que optam pelas plataformas Digilab se sentem satisfeitos pois podem ter necessidades específicas atendidas. Sempre estamos aperfeiçoando nossas soluções para que elas atendam, da melhor maneira possível, as tarefas que as novidades tecnológicas demandam dos clientes.

No caso do PlayManager, ele foi pensado para que as empresas não precisem fazer grandes esforços para estarem integradas nas plataformas online e nem necessitem refazer trabalhos mecânicos. Com o PlayManager, a distribuição para programação linear, plataformas VOD e OTT se torna muito mais fácil. Em único cadastro sua mídia estará adequada às exigências de diferentes plataformas, seguindo todos os parâmetros exigidos e com sua qualidade garantida.

Ficou interessado em saber como esta e outras ferramentas funcionam? Escreva para nós!

Deixe um comentário

Comentar (obrigatório)

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)