Saiba por que um transcoder pode melhorar a qualidade da sua operação

0
Saiba por que um transcoder pode melhorar a qualidade da sua operação

Você viu no post Como otimizar a transcodificação de arquivos de vídeo? que um transcoder é um software capaz de transformar arquivos de áudio e vídeo de seus padrões originais a fim de adequá-los aos mais diversos formatos e plataformas. Vimos que contar com um sistema de transcodificação é importante porque as ações podem ser feitas em massa, com menos chances de erros,  de forma fácil e muito rápida.

Porém, você pode estar se perguntando “por que eu devo transcodificar?”. A primeira resposta é a mais simples: porque alguns tipos de plataformas só aceitam determinados formatos e para estar em todas elas é preciso que o meu conteúdo esteja nesses formatos. Mas não é só isso. O uso de um transcoder traz também outros benefícios que podem mudar o dinamismo do trabalho da sua equipe e otimizar a qualidade da sua operação.

3 vantagens do uso de um transcoder

A maioria das empresas que trabalham com transcoder costuma usá-lo para demandas pontuais. Normalmente a necessidade de transcodificação vem de um cliente específico ou de um equipamento que não rode determinados formatos. Arquivos que vão para a internet e dispositivos móveis também necessitam de transcodificação porque, além de precisarem “caber” nas telas, também devem oferecer a opção de arquivos mais leves, mantendo a qualidade para serem assistidos em internets 3G ou 4G.

No que diz respeito à exibição, o uso de um transcoder também pode ser necessário para que um vídeo em um formato diferente possa ser rodado sem problemas. Porém, sabemos que o Playout Digilab roda os mais diversos tipos de arquivo, o que tornaria a transcodificação desnecessária. No entanto, há três motivos que tornam um transcoder desejável mesmo com a utilização de um Playout tão flexível:

Mais espaço

Ter mais espaço no storage é uma busca constante de empresas que trabalham com vídeo. Quanto maior a qualidade, mais pesados eles costumam ser. No entanto, muitas vezes não há necessidade de arquivá-los em formatos tão grandes. O uso do transcoder, nesse caso, se torna extremamente benéfico porque muitos arquivos podem ser armazenados em um espaço menor e sem perda significativa de qualidade.

Padronização

Trabalhar com vários formatos ao mesmo tempo pode ser uma confusão. Nesse caso, a padronização é útil também para a organização de arquivos e otimização de trabalho. Quando há um transcoder eficiente funcionando na empresa, já é possível estabelecer padrões prévios e deixar todos os arquivos organizados antes de arquivá-los. Dessa forma, quando for necessário trabalhar com eles não haverá necessidade de adequar o formato novamente.

Entrega direta para o cliente

Nada mais satisfatório para uma empresa que presta serviços do que poder proporcionar um bom serviço a um cliente. Sabemos que algumas demandas de formato são bastante específicas e que determinadas plataformas exigem formatos diferentes. Ter um transcoder trabalhando a seu favor proporciona que essa demanda especial seja atendida sempre que o cliente precisar. Com um transcoder a comunicação fica fácil, sem intermediários (empresas terceirizadas que prestam serviços de transcodificação) e a satisfação do cliente tende a ser maior.

Qual o diferencial do transcoder Digilab?

O transcoder Digilab é um sistema inteligente porque, além de fácil de usar, pode ser monitorado remotamente. Isso quer dizer que o operador que coordena as atividades de transcodificação pode monitorar o andamento de qualquer lugar, a qualquer hora.

Outro atrativo fundamental é a velocidade. A transcodificação no sistema da Digilab é feita via GPU nos padrões H264 e H265 em uma velocidade nove vezes superior ao tempo de CPU. E se houver necessidade de executar mais arquivos de mídia em paralelo, o sistema não perde desempenho.

O transcoder Digilab proporciona também uma grande flexibilidade com configurações para transcodificação de áudio, vídeo, redimensionamento, bitrate, aspecto, entre outras características. O resultado são arquivos para diversificados containers como MP4, Transport Stream, Sony MXF, MKV, entre outros.

E se a sua necessidade é a de fazer adaptações na mídia já pronta como a retirada de Tones e Color Bars,é possível configurar o transcoder para cortar um arquivo em até dois pontos (timing). Ele contempla também a necessidade de inserir imagens (logotipos) e posicioná-las na tela. É possível também adicionar legendas do tipo texto como SRT e do tipo gráfico para formato DVB e adicionar vários arquivos de áudio em diferentes idiomas.

Conheça mais vantagens do transcoder Digilab acessando nossa página.

Caso tenha interesse entre em contato conosco.

Deixe um comentário

Comentar (obrigatório)

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)