Redução de retrabalho: Como o PlayManager Digilab ajuda nossos clientes a melhorar processos

Publicado por Glaudir Schlemper em

Você certamente já ouviu falar em retrabalho. Nada mais é do que realizar a mesma tarefa diversas vezes. Ele ocorre ou por ineficiência da execução, ou mesmo pela falta de comunicação entre as pessoas. Em emissoras de TV, como há muitas pessoas envolvidas em uma mesma atividade, é muito comum que esse tipo de erro aconteça. A redução do retrabalho, portanto, é fundamental. Quanto mais rápidas e eficazes forem a execução das tarefas, mais fluido e efetivo se tornará o resultado final.

Fazer isso é um grande desafio. Como o trabalho está totalmente suscetível à imprevistos, é comum que aconteçam ruídos na comunicação e tempo desperdiçado em tarefas desnecessárias. Neste post, vamos falar sobre como o PlayManager Digilab contribui para a redução do retrabalho e aumenta a efetividade dentro da emissora de TV.

Redução do retrabalho: centralize as informações

Como já mencionamos, um dos motivos pelos quais há a necessidade de executar a mesma tarefa diversas vezes é a falha de comunicação. Imagine, por exemplo, que uma emissora situada em Brasília precise receber um VT vindo de São Paulo. Este VT chegou no início da manhã, mas com a troca de turno o operador esqueceu de avisar o restante da equipe sobre o recebimento do material. A equipe da tarde, ligará para São Paulo e pedirá novamente o VT. O funcionário irá parar tudo que está fazendo para enviar novamente um vídeo que, na verdade, já está Brasília. Pare para pensar em quanto tempo perdido e quantos profissionais foram envolvidos em um erro simples de falta de comunicação.

O PlayManager evita esse tipo de contratempo e contribui para a redução do retrabalho porque centraliza todas as tarefas em uma única interface. Dessa forma, não importa qual profissional está trabalhando no momento, pois a eficácia não depende do repasse de informações. Tudo está no sistema, de forma clara e sem contratempos. Isso não somente no envio e recebimento de mídia, mas em todas as etapas da produção. Veja:

Produção do conteúdo

A captação de material audiovisual exige uma adequação complexa de profissionais envolvidos, equipamentos, reserva de estúdios, etc. A redução do retrabalho ocorre porque não há chances de acontecerem falhas de comunicação. Como os equipamentos e pessoas só podem ser designados para uma tarefa por vez, é mais difícil que haja confusão nesse processo.

Distribuição

Uma vez que o conteúdo esteja editado, a distribuição do VT ocorre de forma centralizada e automática. A geração de arquivos ocorre usando a lógica peer to peer, que envia simultaneamente os VTs do servidor para vários exibidores. Assim, há a redução do retrabalho porque cada uma das praças interessadas no conteúdo pode realizar o download sem intermediários, já que tudo fica em um mesmo local e todos têm acesso. Além disso, o sistema possibilita a entrega automática dos vídeos finalizados em diversos formatos, plataformas e telas.

Exibição

O gerenciamento dos playouts também pode ser feito via PlayManager. Já falamos aqui no blog sobre as vantagens do uso de Tags, você lembra? Por meio delas, os conteúdos ficam classificados por categorias. Essa funcionalidade também pode ser considerada uma ferramenta para redução do retrabalho porque facilita a montagem das playlists por categorias e otimiza as buscas por conteúdos específicos. Há também funcionalidades relacionadas à regras de seleção automática, manipulação de grades, inserção de logo, gráficos e animações.

Relatórios

Os relatórios talvez sejam os maiores causadores de retrabalho. Principalmente quando eles começam a ser feitos apenas quando todo o material já está pronto e foi exibido. Em emissoras de TV, o principal relatório executado é o ANCINE, que descreve as músicas, filmes e outros conteúdos usados nos programas de TV, com o objetivo de realizar a fiscalização sobre o repasse de direitos autorais. Nesse caso, o PlayManager promove a redução do retrabalho porque possui todas as informações de cada mídia desde o nascimento. Assim, os metadados do sistema são capazes de gerar o relatório automaticamente, sem a necessidade do trabalho exaustivo de busca do conteúdo, um a um.

Entendeu como o PlayManager pode contribuir para a redução do retrabalho? Ficou com alguma dúvida? Escreva para nós!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *