Por que um portal de notícias deve investir em transcodificação de vídeos?

Por que um portal de notícias deve investir em transcodificação de vídeos?

Ter um portal de notícias pode ser uma boa estratégia para empresas de diversos portes se conectarem melhor com seu público. Seja para difundir informações de uma cidade ou para informar pessoas interessadas sobre um segmento específico, o fato é que quanto mais interessantes forem as informações e mais bem construído foi o conteúdo, mais pessoas se interessarão por ele. É aí que os vídeos podem entrar como uma importante oportunidade, já que são uma maneira de difundir informações eficiente, rápida e agradável aos olhos da audiência. Veja como:

O que um portal de notícias precisa para começar a transmitir em vídeo?

Em termos de captação, não é necessário ter uma estrutura muito complexa. Os celulares, hoje em dia, já possuem boa qualidade de captação de imagem e de som e são capazes de gerar bons vídeos. É evidente que se houver recursos para uma estrutura mais robusta, melhor. No entanto, se estivermos falando de um portal de notícias de menor porte, é possível começar mesmo com apenas um repórter e um celular.

Investir em vídeos tem se mostrado um excelente negócio, seja qual for a área de atuação. O fundamental, no entanto, é pensar em como essas informações chegarão até o espectador. Por tratar-se de informações factuais e que portanto podem afetar diretamente a vida de outras pessoas, há uma imensa responsabilidade em garantir que elas cheguem de forma correta e fluida. Falhas na comunicação que façam com que o espectador não compreenda corretamente o que está sendo passado podem prejudicar a qualidade do conteúdo e gerar equívocos. É por isso que o investimento em recursos de transcodificação de vídeos é indispensável.

O que é transcodificação e por que é importante?

Já falamos em outros posts aqui no blog sobre o que é transcodificação e explicamos por que “Uma plataforma de vídeos profissional precisa investir em transcodificação”. Em poucas palavras, defendemos que a experiência do usuário é algo que precisa ser tratado com a máxima atenção quando o assunto é a transmissão de vídeos. Imagine estar assistindo ao telejornal online de um determinado portal de notícias quando, de repente, a programação trava. Além de ser extremamente incômodo, a credibilidade passada pelo portal acaba ficando abalada.

Na prática, o que a transcodificação faz é preparar a mídia que está sendo transmitida (ao vivo ou não) em várias taxas de qualidade (recomendamos que sejam 5). A vantagem é que, à medida que a internet de quem está assistindo varia, a transmissão transita automaticamente entre as diferentes qualidades. Tal tecnologia é fundamental para garantir que, mesmo em condições não tão boas, não haja prejuízo na transmissão da informação. Para um portal de notícias, o investimento nessa qualidade é fundamental para o conforto de quem assiste. Caso o investimento em transcodificação seja negligenciado, todo o trabalho de produzir a mídia e disponibilizá-la online acaba sendo em vão, já que a experiência ao assistir não será a melhor possível.

Como um portal de notícias pode usar vídeos?

A resposta é: de muitas formas. Aproximar-se de forma multimídia com o leitor/ ouvinte/ espectador é uma das maneiras mais inteligentes de cativar um público fiel que dá credibilidade às informações passadas e volta sempre que precisar checar se algo é verdade. Em tempos onde as fake news estão cada vez mais difundidas, ser esse porto seguro para quem assiste é um grande trunfo dos portais com boa credibilidade.

No que diz respeito aos usos que podem ser dados a esse recurso, eles podem ser muitos. Veja algumas possibilidades:

Entrevistas ao vivo

Trazer convidados e realizar entrevistas sobre assuntos do interesse do público é uma boa ideia para quem quer aumentar as visualizações em um portal de notícias. O mais interessante de ter esse tipo de conteúdo no acervo é que ele se torna buscável e gera tráfego durante um longo tempo. Por isso, quanto mais conhecido o convidado, melhor.

Boletins diários

É uma maneira de estar sempre próximo do público. Com os boletins diários há uma conexão frequente e o leitor/espectador já espera por aquele momento do portal de notícias. É uma forma simples e rápida de manter-se atualizado que pode conquistar muitas pessoas.

Transmissão de eventos

Essa possibilidade é ideal para portais de notícias que trabalham com nichos. Imagine que interessante se um evento que jamais teria espaço na TV aberta ou em grandes canais de TV fechada pudesse ser transmitido em portais de notícias. Falamos um pouco mais sobre o assunto no post “Plataformas OTT para exibição de eventos esportivos de nicho”.

Agora que você já conhece várias das oportunidades ofertadas pelo uso de vídeos em portais de notícias e a importância de investir em transcodificação, que tal incluir os vídeos no seu negócio? Caso tenha interesse em conversar sobre o assunto, a Digilab está à sua disposição.

Deixe um comentário

Comentar (obrigatório)

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)