Como criar um plano de contingência para exibição de TV

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Como criar um plano de contingência para exibição de TV

Você já ouviu falar em plano de contingência? É o documento onde estão registrados os procedimentos necessários para situações de emergência e pode ser aplicado para várias situações. Na exibição de TV, esse planejamento é fundamental para manter a programação no ar mesmo quando algum equipamento apresenta problemas, quando há quedas de energia, etc. A boa notícia é que a tecnologia pode ajudar muito no apoio ao plano de contingência, já que existem mecanismos que podem ser acionados automaticamente em uma crise. Mesmo assim é preciso saber o que fazer em cada uma das situações.  

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Começando o plano de contingência do zero

Se sua empresa ainda não possui um plano de contingência, o melhor a fazer é reunir os responsáveis pelo setor técnico e criá-lo. Nessa primeira etapa, é importante que cada um deles fale sobre os seguintes tópicos:

  • Quais problemas costumam acontecer na empresa?
  • Como esses problemas são resolvidos atualmente?
  • Qual seria a maneira ideal de resolvê-los?
  • Quais problemas não acontecem, mas podem acontecer?
  • Quais cuidados são, e devem ser, tomados para que esses problemas não aconteçam?

Com as respostas para essas perguntas, o responsável por criar o plano de contingência terá insumos para redigir um documento que realmente sirva para o dia a dia da empresa. De nada adianta criar algo que não se aplica à realidade ou que ficará guardado em uma gaveta. É importante também que o plano de contingência seja um documento aberto, ou seja, sempre que surgir uma dúvida ou situação inusitada, ele deve ser atualizado.

De que forma a tecnologia ajuda nos problemas mais comuns?

Como já citamos, para alguns problemas comuns a tecnologia pode ajudar. O plano de contingência é indispensável, mas se os erros puderem ser evitados ou remediados pela própria máquina, melhor. Veja alguns recursos:

A exibição está travando ou apresentando problemas de lip sync

Problemas como esses indicam que o exibidor está trabalhando em estado crítico. Isso costuma acontecer quando a máquina é muito antiga ou está com a memória cheia. Nesse caso, o plano de contingência deve orientar sobre quem é o responsável técnico, quais são os  procedimentos padrão de limpeza da máquina, o que deve ser feito e o que pode ser evitado. O ideal é que o exibidor tenha o recurso Hot Swap, que permite fazer a manutenção no HD do equipamento sem que o funcionamento seja interrompido e, o mais importante, sem que o espectador perceba. Além disso, é essencial que haja um equipamento backup (espelhado) para o caso de ser indispensável desligar a máquina. Outra orientação importante é que a mesma máquina não deve ser usada para outros fins, como edição, por exemplo.

O equipamento está esquentando em excesso

Para o bom funcionamento do exibidor, é ideal manter a temperatura perto dos 20 graus, por isso é interessante contar com um equipamento que possua sistemas internos de autorregulação, além da climatização do ambiente. Um superaquecimento pode indicar problemas de funcionamento, por isso não pode ser ignorado. O plano de contingência deve prever atitudes para esse caso nos mesmos moldes do tópico anterior: quem chamar e como proceder. É importante também que o documento fale sobre medidas preditivas. Quando há previsão de longos períodos de calor, por exemplo, pode adotar procedimentos fora do padrão para que não haja superaquecimento das máquinas.

Temporais com descargas elétricas

O mau uso ou instalação inadequada de equipamentos pode deixá-los expostos em dias de temporal com raios. É por isso que o plano de contingência deve prever o que pode ser feito nesses casos. Se o seu exibidor possui fontes redundantes de energia, não é preciso se preocupar. Caso uma delas entre em curto, a outra é acionada automaticamente sem que o equipamento saia do ar.

A importância do suporte técnico

Mesmo com um plano de contingência super completo e funcionários treinados, problemas podem acontecer. Nesse momento é importante contar com o suporte técnico da empresa desenvolvedora do equipamento. Pode ser que haja uma situação incomum ou mesmo uma emergência maior como o caso de enchentes ou incêndios, por exemplo. Contando com um bom parceiro, com certeza a exibição de TV não ficará comprometida por longos períodos.

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