Como se adaptar aos novos hábitos de consumo no mercado audiovisual?

Publicado por Glaudir Schlemper em

A mudança na forma de consumir conteúdos de áudio e vídeo, impulsionada pela transformação digital, tem impactado significativamente o mercado audiovisual. Outro fator que torna o setor ainda mais competitivo é a consolidação das operadoras de telecomunicações como prestadoras desse tipo de serviço, ampliando ainda mais a concorrência.

Diante deste cenário, acompanhar as principais tendências é essencial para que emissoras e operadoras de TV tenham uma presença online relevante e consigam competir de igual para igual com outros players do mercado audiovisual.

Por isso, a importância de adotar soluções inovadoras para modernizar a distribuição de conteúdos audiovisuais e inovar no modo de realizar a gestão de comerciais — visto que, o formato tradicional não atinge de forma efetiva uma audiência cada dia mais conectada que deseja acompanhar a programação via dispositivos móveis.

Apesar da crise econômica, o mercado audiovisual brasileiro continuou em franca expansão segundo afirmam especialistas do setorPara a diretora da Ancine Débora Ivanov, o avanço das novas tecnologias torna a audiência mais exigente em termos de qualidade das transmissões, diversidade de formatos de distribuição de conteúdos e novas plataformas de veiculação. “O audiovisual cresce independente da crise e no mundo inteiro. Os estudos apontam que a tendência do entretenimento é de crescimento com a convergência das mídias, o consumidor quer cada vez mais conteúdo e exige que ele seja original”, destaca.

Mercado audiovisual brasileiro: como se adaptar aos novos hábitos de consumo

Para continuar se diferenciando no mercado audiovisual brasileiro, negócios de TV precisam repensar sua forma de atuação, assim como passar a integrar novas estratégias para se adaptar aos novos hábitos de consumo. Destacamos algumas medidas essenciais que as empresas que atuam no mercado audiovisual brasileiro devem adotar para acompanhar as tendências.

Adote soluções e tecnologias que otimizam a operação

A evolução do mercado audiovisual é evidente, principalmente em termos de tecnologia para TV. Inovações para o mercado audiovisual são apresentadas anualmente, em eventos e conferências nacionais e internacionais do segmento. Estar atento às novidades para integrar as novas tecnologias e canais de distribuição que surgiram com a internet à operação da sua emissora ou programadora de TV é determinante para se manter competitivo frente aos concorrentes.

Para atender às exigências do consumidor atual, é estratégico investir em soluções para canais lineares de baixo custo como o Digilab PlayChannel. A solução foi projetada para automatizar os processos da operação e exibir o conteúdo na web de forma dinâmica, respeitando regras como: validade das mídias, classificação indicativa e horários de exibição dos blocos de segmentação. Assim, fica muito mais fácil fazer a distribuição do conteúdo e manter uma presença online para atender aos hábitos de consumo de um público conectado.

Realize a distribuição de conteúdo multiplataformas

Uma forma eficiente de atingir uma audiência conectada é realizar a distribuição de conteúdo em várias plataformas. Players do mercado audiovisual brasileiro como o Globo Play, por exemplo, disponibilizam sua programação e até conteúdos exclusivos para o streaming. Essa iniciativa permite facilidade de acesso dos espectadores à conteúdos de seu interesse.

Para se adaptar aos novos hábitos de consumo é preciso contar com soluções tecnológicas que auxiliem na organização da operação para distribuição de conteúdo audiovisual para as mais diversas plataformas, respeitando as especificidades de cada uma delas e ofertando conteúdo segmentado para cada tipo de público e dispositivo conectado.

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Escolha um fornecedor de tecnologia reconhecido nacionalmente

A cada dia, soluções estão sendo desenvolvidas para que emissoras ou programadoras de TV possam atender aos novos hábitos de consumo de conteúdo audiovisual. Por esse motivo, o ideal é contar com uma empresa especializada em tecnologia de exibição.

Optar pela contratação de um fornecedor de tecnologia de exibição nacionalmente reconhecido oferece diversos benefícios. Entre eles, podemos citar: economia de recursos, suporte técnico ininterrupto e facilidades de pagamento.

Empresas sediadas no Brasil oferecem suporte técnico especializado ininterrupto para auxiliar em adversidades que impactam a operação. Saiba o que levar em consideração na escolha do fornecedor ideal de tecnologia de exibição.

A novas tecnologias vão ditar cada vez mais o futuro da TV, se adaptar aos novos hábitos de consumo no mercado audiovisual é essencial para se destacar em um segmento altamente concorrido e dinâmico.

Sua empresa está preparada para acompanhar as mudanças que estão por vir?

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