Sua empresa precisa de um ingest? Saiba como escolher o melhor

Publicado por Glaudir Schlemper em

O ingest pode ser considerado como uma central de gravação, armazenamento e distribuição de conteúdos de áudio e vídeo. Este equipamento é de fundamental importância para empresas que trabalham com um grande volume de mídias sendo processadas simultaneamente, ou mesmo para aquelas que desejem organizar melhor os fluxos de distribuição de conteúdo, promovendo transmissões ao vivo ou criando uma rede de envio de material em áudio e vídeo, por exemplo.

Contar com o ingest para auxiliar os funcionários nas tarefas do dia a dia é mais do que um apoio, e já tem se tornado uma necessidade em emissoras e produtoras. Sem ele, a gestão da distribuição do conteúdo fica descentralizada ou desorganizada, exigindo mais tempo e esforço dos funcionários e ficando exposta a falhas. A seguir, detalharemos algumas das funcionalidades do ingest. Você verá o quão versátil e essencial ele pode ser.

Quais as características fundamentais de um equipamento ingest?

As funcionalidades do ingest relacionadas à gravação e armazenamento de conteúdo são bastante conhecidas. Empresas que precisaram passar pelo processo de digitalização de acervo, ou mesmo aquelas que ainda estão realizando esse trabalho, constantemente recorrem ao ingest como importante recurso. Nesse processo, o ingest atua pontualmente em uma força-tarefa realizada pela empresa para eliminar fitas, discos e DVD´s, etc. No entanto, essa não é a funcionalidade mais expoente do equipamento. Sem ele, não é possível realizar com tanta eficiência tarefas que hoje são fundamentais para qualquer empresa que trabalhe com áudio e vídeo, tais como:

  • Presença online

Já falamos aqui no blog sobre a importância da presença online. Você viu que o modo de consumir conteúdo audiovisual tem mudado, e as empresas precisam acompanhar as tendências. Sendo assim, é necessário ter ferramentas eficientes para realizar transmissões via streaming ou mesmo realizar o endereçamento para uma plataforma online como um site, ou o próprio YouTube. Seja qual for a necessidade, o ingest é o equipamento ideal para  inserir e endereçar a mídia nessas operações. Para que fique mais claro, veja três exemplos de situações em que ele pode atuar:

  1. A equipe de gravações chega com o material bruto e ele precisa ser encaminhado para edição – o  ingest grava o material e envia para o destino;
  2. Há uma transmissão ao vivo que precisa ser disponibilizada na internet –  o ingest grava e cria um arquivo que depois pode ser disponibilizado para conteúdo on demand;
  3. Uma transmissão ao vivo que, além da TV, também vai passar ao vivo na internet –  o ingest atua como intermediário e encaminha esse conteúdo imediatamente.
  • Agilidade nas transmissões ao vivo

Em geral, uma transmissão ao vivo não termina em si mesma. O mais comum é que esse conteúdo precise ser repercutido e retrabalhado posteriormente. O ingest fica responsável, portanto, por gerenciar essa mídia: captura, converte e encaminha. Dessa forma, fica mais fácil seguir um padrão de trabalho e disponibilizar o conteúdo para que os diversos profissionais em rede possam trabalhar da forma que acharem mais adequada. Isso elimina diversos problemas de comunicação e dificuldades no envio de arquivos por conta de outras demandas do dia a dia corrido.

  • Acervo

Além das funcionalidades mais voltadas ao dia a dia, como já mencionamos, o ingest é um aliado indispensável na criação de um acervo digital, seja digitalizando o legado da emissora ou produtora, seja organizando e catalogando o conteúdo novo que está para chegar. Isso ocorre de forma fácil e rápida, pois há possibilidade de integração com Sistemas MAM – Media Asset Management.

Por que o Digilab Ingest é a melhor escolha?

Agora que já falamos sobre as características gerais do produto, você pode estar se perguntando: Por que, dentre as opções de fornecedores de ingest, eu devo optar pela Digilab?

A seguir, detalharemos alguns diferenciais do produto e outros que fazem da Digilab uma empresa de destaque no segmento:

Inteligência do sistema

Os desenvolvedores da Digilab preocupam-se continuamente em conhecer as necessidades do cliente antes mesmo de criar a solução. Sendo assim, os equipamentos se tornam mais funcionais e com características que são úteis ao dia a dia. Para exemplificar, separamos duas situações:

  • Agendamento de captura – Sabemos que no dia a dia de uma empresa que trabalha com conteúdo, a realidade é que nem sempre há alguém disponível no horário necessário para fazer a captura de um conteúdo. Por isso, o Digilab Ingest pode ser programado com data, hora e duração;
  • Avisos de envio – Outro grande diferencial do Digilab Ingest é a possibilidade de envio de arquivos via FTP com envio de e-mail para o responsável quando o upload está finalizado. Isso ajuda o trabalho do responsável pela edição, já que ele não precisa monitorar diversas vezes ao dia se o trabalho já foi concluído.

Versatilidade e integração

A versatilidade do Digilab Ingest também é um grande diferencial. Além de ser facilmente adaptável aos equipamentos que a empresa já possui, ele também é amigável no quesito formatos de entrada e saída. O sistema permite a entrada do sinal de diferentes meios (Satélite, Streaming, Arquivos, DVR, Fita, Ao vivo) e ainda possibilita até 2 capturas simultâneas.

Na saída, realiza a gravação dos arquivos nos principais formatos do mercado, com possibilidade de definição de presets. Além disso, distribui conteúdo via streaming em até 2 canais simultâneos para locais como Facebook, Youtube, sites. O processo ocorre diretamente para um Storage, nos principais formatos do mercado (preset de formatos configurável).

Por que escolher a Digilab?

interessante que você saiba também as qualidades que a Digilab tem em comparação com os principais concorrentes. Ao adquirir uma solução da importância que é um ingest você precisa pensar muito bem nas características do fornecedor, já que ele deve atuar como parceiro ao longo dos anos, auxiliando em possíveis dificuldades e oferecendo constante atualização do produto, especialmente em casos de mudança de cenário ou necessidade. Por isso, separamos 3 diferenciais de mercado da Digilab:

Suporte técnico nacional

Os principais concorrentes de mercado, não só do produto Ingest mas também de outros, são empresas estrangeiras. Por mais que sejam renomadas, acreditamos que escolher um parceiro nacional traz vantagens por conta da proximidade, tanto de relação quanto de suporte.

Ao sinal de qualquer dificuldade, nossos técnicos estão sempre disponíveis para auxiliar os clientes e, caso necessário, estão próximos para avaliar as condições dos equipamentos e softwares bem de perto. Empresas estrangeiras, mesmo as que têm filiais no Brasil, costumam ser mais impessoais. A consequência é um relacionamento truncado e burocrático.

Interface intuitiva

Uma das maiores virtudes de nossos produtos, relatadas por nossos clientes, é intuitividade dos nossos sistemas. Isso se dá principalmente porque cada um deles é pensado para atender necessidades do mercado nacional. Nossos desenvolvedores se dedicam a entender o que os clientes precisam e criam soluções para problemas que são comuns à maioria deles. Isso ocorre desde a concepção do produto, resultando em soluções como o Digilab Ingest que são práticas, eficientes e se encaixam perfeitamente no dia a dia das operações.

Possibilidade de customização

Outra grande vantagem dessa proximidade e da relação de confiança é a possibilidade de realizar pequenas customizações em parceria. Se sua empresa possui uma necessidade específica, é possível solicitar à Digilab um orçamento para a modificação do produto. Em uma parceria com empresa estrangeira isso dificilmente ocorreria. Sendo assim, fechar negócio com a Digilab se torna uma relação de parceria e confiança que tende a ser sólida e duradoura.

E aí, gostou de saber quais são as principais vantagens do Digilab Ingest? Ficou com alguma dúvida? Escreva para nós!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ingest

Publicado por Glaudir Schlemper em

Gravação, armazenamento e distribuição de arquivos de áudio e vídeo.
O DIGILAB Ingest é uma ferramenta flexível, desenvolvida para facilitar a gravação, armazenamento e a distribuição de arquivos de áudio e vídeo.
Gravação Inteligente
O sistema permite a entrada do sinal de diferentes meios (Satélite, Streaming, Arquivos, DVR, Fita, Ao vivo) e ainda possibilita até 2 capturas simultâneas.
Agendamento de Captura
Para agendar uma gravação é preciso apenas informar: Nome, data, hora e duração de captura. Caso haja conflito de agendamento de horários, o sistema emite uma alerta para adequação.
Geração em Diversos Formatos e Codecs
Realiza a gravação dos arquivos nos principais formatos do mercado, com possibilidade de definição de presets.
Distribuição
Via streaming em até 2 canais simultâneos para: Facebook, Youtube e Portal (sites);
Diretamente para um Storage, nos principais formatos do mercado (preset de formatos configurável);
Via web através do Media Delivery.
Media Delivery
O sistema realiza a digitalização do sinal de vídeo e envia o arquivo para um servidor FTP. Assim que concluído o envio, um usuário cadastrado previamente, receberá a confirmação via e-mail que seu arquivo está disponível.
Integração com Sistemas MAM – Media Asset Management
Possibilidade de integração com softwares de Gerenciamento de Ativos de mídia.
[space height=”20″]

Principais características

  • Captura de arquivos nos principais formatos do mercado (possibilidade de definir presets customizáveis);
  • Detecção de ausência de sinal de vídeo;
  • Detecção de frame de vídeo estático;
  • Streaming nos formatos Windows Media, RTMP, UDP e HTTP;
  • Captura de closed caption quando presente no sinal de entrada;
  • Possibilidade de definir um tempo máximo de captura;
  • Escolha de vários temas para a interface do Ingest;
  • Segmentação dos arquivos capturados em blocos;
  • Inserção de grafismo no arquivo capturado;
  • Distribuição de conteúdo digital.

grafico-ingest

 

Categorias: