Por que a gestão do controle de qualidade deve ser uma prioridade na sua empresa?

Publicado por Glaudir Schlemper em

A tecnologia tem ajudado a realizar o controle de qualidade em diversos segmentos. Quem já realizou a tarefa de “catar feijão”, por exemplo, sabe o quão trabalhoso é observar grão a grão e separar as unidades com problemas. Na sua casa, no entanto, a tarefa é feita com apenas 1 kg da leguminosa ou menos. Imagine então realizar o controle de qualidade em toneladas do produto.

Por isso, os cientistas desenvolveram uma ferramenta para encontrar grãos defeituosos e realizar o trabalho de forma muito mais precisa e rápida. Mas por que estamos dando este exemplo em um blog sobre tecnologia para audiovisual? Apenas para exemplificar o quão poderoso é o poder de um algoritmo para identificar desvios de padrão.

Trazendo para a realidade da produção e distribuição de vídeos, imagine o quanto seria útil uma ferramenta capaz de identificar desvios de padrão de forma automática como: blacks, perda de frames, lipsync, entre outros. Essa ferramenta existe e pode eliminar retrabalho dentro da sua empresa. Ela é útil para a verificação de materiais próprios, como filmes e clipes, mas também pode ser utilizada por emissoras que precisam realizar processos de verificação e controle de qualidade na exibição de comerciais. Além de maior profissionalismo, há economia de custos, pois dispensa a necessidade de haver uma equipe específica para a realização da função.

Como o algoritmo realiza o controle de qualidade?

Como já mencionamos, um algoritmo é uma programação capaz de identificar desvios de padrão. Ele é alimentado com informações sobre o que é o correto e aponta aquilo que parece estar diferente. Na distribuição de vídeos, o mais comum é que essas verificações sejam feitas por pessoas. Além de ser um método sujeito a muitas falhas, já que uma simples piscada é capaz de perder um frame corrompido, é um método demorado e caro.

Ter o auxílio de uma ferramenta para controle de qualidade é a certeza de que a tarefa está sendo cumprida da forma correta, já que todos os potenciais erros serão apontados e poderão ser corrigidos. Além disso, a verificação é feita de forma muito mais rápida do que o tempo da mídia, conferindo agilidade ao processo.

Controle de qualidade na exibição de comerciais

Emissoras de TV que trabalham com a exibição de comerciais possuem um enorme compromisso com o controle de qualidade. Isso porque um erro de exibição pode ser contestado pelo cliente e é exigido que se faça a reapresentação do conteúdo. O problema é que, quando não há uma ferramenta de controle de qualidade, essa verificação depende do olho humano. O que é feito, geralmente, é a gravação da programação full time para possíveis conferências caso haja contestação do cliente.

Com a ferramenta de controle de qualidade isso pode ser otimizado. O próprio software faz a verificação da integridade do conteúdo e emite relatórios informando sobre a exibição da mídia. Essa segurança é interessante para a emissora, mas também para o cliente, que muitas vezes não pode ter um funcionário verificando a exibição de cada comercial pago.

Dessa forma, podemos citar principalmente 5 vantagens de se ter o controle de qualidade como uma prioridade:

  • Garantia da qualidade da mídia
  • Redução do retrabalho
  • Rapidez nas relações de envio de arquivos
  • Verificações automáticas
  • Maior confiança na relação de parceiros

Se você concorda que o controle de qualidade é fundamental para o seu negócio e tem interesse em conhecer a ferramenta, entre em contato conosco.

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *