Pré-requisitos para um exibidor em programadoras de TV

Avatar
2
Pré-requisitos para um exibidor em programadoras de TV

O exibidor é um equipamento fundamental em programadoras de TV. O motivo é claro: todo o trabalho de produzir conteúdo, só é válido se ele chega ao espectador com boa qualidade, em uma transmissão estável e sem erros. Parece simples, mas a escolha do equipamento pode tornar o processo tranquilo ou muito conturbado. Uma operação longa, 24 x 7, na qual o equipamento precisa rodar sem intervenção por longos períodos precisa ser robusto. Caso contrário, o resultado se reflete em uma experiência ruim para o espectador e, consequentemente, a perda de credibilidade das programadoras de TV.

Já falamos aqui no nosso blog sobre os riscos da instabilidade técnica em exibidores de TV e no texto “Migração de exibidor de TV: Passo a passo para um processo tranquilo” você pode ter descoberto que esse é o momento certo para a troca do seu equipamento. Mas como fazer a escolha certa dentre tantas opções do mercado? Esse texto vai te ajudar a observar os principais pré-requisitos de um exibidor e fazer a escolha certa!

6 perguntas que programadoras de TV devem fazer ao adquirir um exibidor

Antes de realizar a aquisição de um equipamento tão importante, o mais comum é que se faça uma pesquisa e comparação entre fornecedores. Os técnicos que trabalham em programadoras de TV costumam ser os responsáveis por observar especificações técnicas no momento da compra de um novo equipamento, mas a decisão acaba sendo do gestor da empresa. Por se tratar de algo com grande importância e alto valor, é recomendado medir vantagens e desvantagens, pesquisar preços e fazer testes.

Os decisores responsáveis pela compra são influenciados por fatores racionais e emocionais, ambos válidos. Tais como:

  • indicação de outros profissionais,
  • marca de uma empresa conhecida,
  • experiências anteriores, etc.

Estas influências, apesar de positivas, não devem ser as únicas ferramentas para a decisão. É preciso pensar na escolha baseando-se em dados, e fatos. Essa atitude é fundamental principalmente porque existe o equipamento e solução certos para cada realidade e contexto. Por isso, separamos 5 perguntas que programadoras de TV devem fazer ao adquirir um exibidor. O objetivo é que você saiba quais são os diferenciais do produto e faça a escolha convicto do que a empresa escolhida tem a oferecer. Veja:

É possível integrar o exibidor aos outros equipamentos que eu tenho?

Essa deve ser a primeira pergunta a se fazer. Dificilmente a compra de um exibidor é feita junto com os demais equipamentos da programadora, ou seja, o mais comum é que já haja outros equipamentos que precisem ser integrados ao novo que está para chegar. Pense bem: de nada adianta fazer um investimento alto em um equipamento que não pode ser integrado ao contexto das programadoras de TV, não é mesmo? Também não é vantajoso financeiramente substituir outros equipamentos que estejam em bom funcionamento por conta da aquisição do exibidor. Verifique, portanto, essa integração ou a possibilidade de fazer adaptações no produto para que ele se encaixe na sua realidade.

A interface é intuitiva, fácil de usar?

Para tirar o máximo proveito de um exibidor, os funcionários das programadoras de TV precisam saber como lidar com ele. Uma interface intuitiva é aquela que funciona de forma que o cérebro mal precise pensar para operar o sistema. Tudo está dito, claro e acessível. Alguns equipamentos, por mais que tenham múltiplas funcionalidades, não as disponibilizam de maneira simples, o que acaba tornando-as inúteis, já que ficam esquecidas no dia a dia. Para tirar a dúvida, peça para a empresa para realizar uma prova de conceito, ou teste POC. Ela é importante para que a equipe que trabalhará com o exibidor na prática sinta as funcionalidades, as barreiras e possa ter a visão real de como será o uso do equipamento.

Quais são as funcionalidades do equipamento?

Outro fator decisivo na escolha do exibidor são as funcionalidades. O Digilab playout, por exemplo, além de ser um equipamento robusto que executa a sua função primordial de exibir conteúdo com excelência, também possui outras vantagens como:

  • GC (gerador de caracteres) integrado – isso torna desnecessária a aquisição de outro equipamento e torna o processo mais simples;
  • Exibição simultânea nos formatos: SD / HD / FULL HD / 3D;
  • Inserção de gráficos e animações com redimensionamento de vídeo ou overlay;
  • Exibição de mensagens de redes sociais, o que proporciona maior interação e engajamento do público;
  • Edição com corte de frames diretamente na playlist, entre outras.

Veja nesse texto por que a TV Universitária Univap recomenda o Playout Digilab

O suporte técnico da empresa é acessível?

Como já mencionamos, em muitos casos, ao adquirir equipamentos, as pessoas são influenciadas, por exemplo, por marcas de renome internacional. O problema é que, mesmo que os equipamentos sejam excelentes, na maioria das vezes o suporte técnico é cercado de burocracia. Isso pode ser um problema, já que não é possível contar com a empresa para sanar dúvidas e fazer sugestões. Problema maior ainda se o equipamento tiver alguma instabilidade. Sendo assim, prefira uma empresa que mostre-se acessível e tenha suporte técnico no Brasil. Veja algumas vantagens:

  • O suporte fala o mesmo idioma: Por mais que seus funcionários sejam fluentes em outros idiomas, a resolução de problema é mais simples na língua de origem.
  • O software é originalmente em Português: traduções de software podem conter erros ou falhas de interpretação, o que pode dificultar a descoberta de novas funcionalidades dentro da plataforma.
  • Customização: optar por uma empresa parceira que tenha uma relação mais próxima abre espaço para customizações e pequenas adaptações no exibidor. Quando se adquire um equipamento vindo de fora, isso se torna bem mais difícil.
  • Custo x benefício: a segurança de poder contar com uma empresa que atende perfeitamente às necessidades da programadora é algo que acaba reduzindo custos e riscos. Um equipamento que precisa constantemente de manutenção e não é simples de usar, certamente não contribui para a receita da empresa.

 

Veja aqui mais detalhes sobre as vantagens de contar com um equipamento nacional

 

Nós da Digilab priorizamos o atendimento personalizado porque acreditamos que o exibidor é um equipamento vital para as programadoras de TV e não pode parar em momento algum. É por isso que além de todos os dispositivos para que ele não falhe em momento algum, caso seja necessário levar o equipamento para manutenção, disponibilizamos  uma máquina backup exatamente igual ao equipamento que apresentou a necessidade de manutenção, não trazendo nenhum prejuízo a operação.

O exibidor tem Encoder integrado?

A função principal do Encoder é realizar a codificação do sinal de áudio e vídeo de um formato para outro. Na prática, isso é necessário para distribuir conteúdos em múltiplas plataformas. Para isso, normalmente utiliza-se um codec, um programa ou dispositivo que gera um arquivo de vídeo ou fluxo de vídeo, stream. No entanto, na maioria das vezes, esse equipamento não é integrado ao Playout, o que torna os custos para as programadoras de TV mais altos.

No Playout Digilab o encoder é integrado. Além da economia por não precisar comprar um novo equipamento, a presença do encoder acaba trazendo vantagens para a praticidade do trabalho, já que a mesma máquina executa a tarefa de decodificar e transmitir conteúdo. Essa decodificação é cada vez mais importante por conta da internet. A maioria das programadoras de TV hoje não está restrita aos canais de televisão. Elas também comercializam e distribuem conteúdo na Web. Isso exige, entre outras coisas, que o formato do arquivo esteja adequado à exibição e com todas as informações disponíveis.

Saiba mais sobre a importância da transcodificação.

Mas, afinal, como escolher?

Mesmo se após observar todos os detalhes você ainda estiver em dúvida, uma das principais qualidades da Digilab é a possibilidade de customização da solução. Se sua empresa possui uma necessidade específica, temos uma equipe de desenvolvedores capaz de adaptar o produto para ela. Ficou interessado? Entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo!

 

Comentários (2)
Avatar
Responder

Seria bom um post ou indique se já fez um, sobre sincronismo áudio e imagem causados por exibidores.

    Avatar
    Responder

    Boa tarde Moysés , como vai?

    Primeiramente gostaria de lhe agradecer o contato.
    Nós já escrevemos um conteúdo relacionado a erros de lyp-sync “sincronismo de áudio e imagem”, estou enviando o link abaixo ok?

    Boa leitura

    http://www.digilab.com.br/erros-lyp-sync-como-evitar

Deixe um comentário

Comentar (obrigatório)

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)