Pré-requisitos para um exibidor em programadoras de TV

Publicado por Glaudir Schlemper em

O exibidor é um equipamento fundamental em programadoras de TV. O motivo é claro: todo o trabalho de produzir conteúdo, só é válido se ele chega ao espectador com boa qualidade, em uma transmissão estável e sem erros. Parece simples, mas a escolha do equipamento pode tornar o processo tranquilo ou muito conturbado. Uma operação longa, 24 x 7, na qual o equipamento precisa rodar sem intervenção por longos períodos precisa ser robusto. Caso contrário, o resultado se reflete em uma experiência ruim para o espectador e, consequentemente, a perda de credibilidade das programadoras de TV.

Já falamos aqui no nosso blog sobre os riscos da instabilidade técnica em exibidores de TV e no texto “Migração de exibidor de TV: Passo a passo para um processo tranquilo” você pode ter descoberto que esse é o momento certo para a troca do seu equipamento. Mas como fazer a escolha certa dentre tantas opções do mercado? Esse texto vai te ajudar a observar os principais pré-requisitos de um exibidor e fazer a escolha certa!

6 perguntas que programadoras de TV devem fazer ao adquirir um exibidor

Antes de realizar a aquisição de um equipamento tão importante, o mais comum é que se faça uma pesquisa e comparação entre fornecedores. Os técnicos que trabalham em programadoras de TV costumam ser os responsáveis por observar especificações técnicas no momento da compra de um novo equipamento, mas a decisão acaba sendo do gestor da empresa. Por se tratar de algo com grande importância e alto valor, é recomendado medir vantagens e desvantagens, pesquisar preços e fazer testes.

Os decisores responsáveis pela compra são influenciados por fatores racionais e emocionais, ambos válidos. Tais como:

  • indicação de outros profissionais,
  • marca de uma empresa conhecida,
  • experiências anteriores, etc.

Estas influências, apesar de positivas, não devem ser as únicas ferramentas para a decisão. É preciso pensar na escolha baseando-se em dados, e fatos. Essa atitude é fundamental principalmente porque existe o equipamento e solução certos para cada realidade e contexto. Por isso, separamos 5 perguntas que programadoras de TV devem fazer ao adquirir um exibidor. O objetivo é que você saiba quais são os diferenciais do produto e faça a escolha convicto do que a empresa escolhida tem a oferecer. Veja:

É possível integrar o exibidor aos outros equipamentos que eu tenho?

Essa deve ser a primeira pergunta a se fazer. Dificilmente a compra de um exibidor é feita junto com os demais equipamentos da programadora, ou seja, o mais comum é que já haja outros equipamentos que precisem ser integrados ao novo que está para chegar. Pense bem: de nada adianta fazer um investimento alto em um equipamento que não pode ser integrado ao contexto das programadoras de TV, não é mesmo? Também não é vantajoso financeiramente substituir outros equipamentos que estejam em bom funcionamento por conta da aquisição do exibidor. Verifique, portanto, essa integração ou a possibilidade de fazer adaptações no produto para que ele se encaixe na sua realidade.

A interface é intuitiva, fácil de usar?

Para tirar o máximo proveito de um exibidor, os funcionários das programadoras de TV precisam saber como lidar com ele. Uma interface intuitiva é aquela que funciona de forma que o cérebro mal precise pensar para operar o sistema. Tudo está dito, claro e acessível. Alguns equipamentos, por mais que tenham múltiplas funcionalidades, não as disponibilizam de maneira simples, o que acaba tornando-as inúteis, já que ficam esquecidas no dia a dia. Para tirar a dúvida, peça para a empresa para realizar uma prova de conceito, ou teste POC. Ela é importante para que a equipe que trabalhará com o exibidor na prática sinta as funcionalidades, as barreiras e possa ter a visão real de como será o uso do equipamento.

Quais são as funcionalidades do equipamento?

Outro fator decisivo na escolha do exibidor são as funcionalidades. O Digilab playout, por exemplo, além de ser um equipamento robusto que executa a sua função primordial de exibir conteúdo com excelência, também possui outras vantagens como:

  • GC (gerador de caracteres) integrado – isso torna desnecessária a aquisição de outro equipamento e torna o processo mais simples;
  • Exibição simultânea nos formatos: SD / HD / FULL HD / 3D;
  • Inserção de gráficos e animações com redimensionamento de vídeo ou overlay;
  • Exibição de mensagens de redes sociais, o que proporciona maior interação e engajamento do público;
  • Edição com corte de frames diretamente na playlist, entre outras.

Veja nesse texto por que a TV Universitária Univap recomenda o Playout Digilab

O suporte técnico da empresa é acessível?

Como já mencionamos, em muitos casos, ao adquirir equipamentos, as pessoas são influenciadas, por exemplo, por marcas de renome internacional. O problema é que, mesmo que os equipamentos sejam excelentes, na maioria das vezes o suporte técnico é cercado de burocracia. Isso pode ser um problema, já que não é possível contar com a empresa para sanar dúvidas e fazer sugestões. Problema maior ainda se o equipamento tiver alguma instabilidade. Sendo assim, prefira uma empresa que mostre-se acessível e tenha suporte técnico no Brasil. Veja algumas vantagens:

  • O suporte fala o mesmo idioma: Por mais que seus funcionários sejam fluentes em outros idiomas, a resolução de problema é mais simples na língua de origem.
  • O software é originalmente em Português: traduções de software podem conter erros ou falhas de interpretação, o que pode dificultar a descoberta de novas funcionalidades dentro da plataforma.
  • Customização: optar por uma empresa parceira que tenha uma relação mais próxima abre espaço para customizações e pequenas adaptações no exibidor. Quando se adquire um equipamento vindo de fora, isso se torna bem mais difícil.
  • Custo x benefício: a segurança de poder contar com uma empresa que atende perfeitamente às necessidades da programadora é algo que acaba reduzindo custos e riscos. Um equipamento que precisa constantemente de manutenção e não é simples de usar, certamente não contribui para a receita da empresa.

 

Veja aqui mais detalhes sobre as vantagens de contar com um equipamento nacional

 

Nós da Digilab priorizamos o atendimento personalizado porque acreditamos que o exibidor é um equipamento vital para as programadoras de TV e não pode parar em momento algum. É por isso que além de todos os dispositivos para que ele não falhe em momento algum, caso seja necessário levar o equipamento para manutenção, disponibilizamos  uma máquina backup exatamente igual ao equipamento que apresentou a necessidade de manutenção, não trazendo nenhum prejuízo a operação.

O exibidor tem Encoder integrado?

A função principal do Encoder é realizar a codificação do sinal de áudio e vídeo de um formato para outro. Na prática, isso é necessário para distribuir conteúdos em múltiplas plataformas. Para isso, normalmente utiliza-se um codec, um programa ou dispositivo que gera um arquivo de vídeo ou fluxo de vídeo, stream. No entanto, na maioria das vezes, esse equipamento não é integrado ao Playout, o que torna os custos para as programadoras de TV mais altos.

No Playout Digilab o encoder é integrado. Além da economia por não precisar comprar um novo equipamento, a presença do encoder acaba trazendo vantagens para a praticidade do trabalho, já que a mesma máquina executa a tarefa de decodificar e transmitir conteúdo. Essa decodificação é cada vez mais importante por conta da internet. A maioria das programadoras de TV hoje não está restrita aos canais de televisão. Elas também comercializam e distribuem conteúdo na Web. Isso exige, entre outras coisas, que o formato do arquivo esteja adequado à exibição e com todas as informações disponíveis.

Saiba mais sobre a importância da transcodificação.

Mas, afinal, como escolher?

Mesmo se após observar todos os detalhes você ainda estiver em dúvida, uma das principais qualidades da Digilab é a possibilidade de customização da solução. Se sua empresa possui uma necessidade específica, temos uma equipe de desenvolvedores capaz de adaptar o produto para ela. Ficou interessado? Entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo!

 

Categorias: Blog

2 comentários

Moysés · 27 de outubro de 2016 às 11:33

Seria bom um post ou indique se já fez um, sobre sincronismo áudio e imagem causados por exibidores.

    marioceccon · 27 de outubro de 2016 às 15:28

    Boa tarde Moysés , como vai?

    Primeiramente gostaria de lhe agradecer o contato.
    Nós já escrevemos um conteúdo relacionado a erros de lyp-sync “sincronismo de áudio e imagem”, estou enviando o link abaixo ok?

    Boa leitura

    https://www.digilab.com.br/erros-lyp-sync-como-evitar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *