Erros de lip sync no exibidor: como evitar?

Publicado por Glaudir Schlemper em

O erro de lip sync, ou sincronia labial, acontece quando a imagem e o som chegam ao espectador desencontrados. A sensação é de que o vídeo está sendo dublado, e mal dublado, o que causa desconforto para quem assiste. As causas podem ser várias, mas na maioria das vezes o problema está no equipamento que processa as informações, o exibidor.

Essa falta de sincronia acontece porque a quantidade de informações que precisa ser processada na imagem e no som é diferente, ou seja, a imagem é muito mais “pesada” que o som.’Sendo assim, se o equipamento está com problemas de desempenho teremos uma grande chance de termos erros de lip sync.

O problema pode parecer irrelevante e até imperceptível para algumas pessoas, mas é um dos primeiros sintomas de que algo vai mal. Um equipamento que não opera de forma correta tem grandes chances de apresentar um erro mais grave em um futuro próximo, o que pode resultar na perda total de sinal do canal de TV. Por isso, assim que detectado o erro de lip sync é preciso se perguntar a causa: o exibidor está funcionando da maneira como deveria? Talvez seja preciso liberar espaço, trocar peças, ou mesmo adquirir um equipamento novo.

Como evitar definitivamente os problemas de lip sync?

Além da manutenção constante, é preciso ter certeza de que você tem o exibidor certo para cada necessidade. Se o canal tem operação 24×7, ou seja, roda direto 24 horas por dia todos os dias da semana, o exibidor deve ser suficientemente robusto para suportar essa carga de informação. O que nem todos sabem é que existem equipamentos no mercado que não foram feitos para esse tipo de trabalho, mas sim para a exibição de comerciais.

A diferença é que, como o exibidor para comerciais só opera por poucas horas ou alguns minutos (durante o intervalo da programação), ele não precisa ser tão eficiente do ponto de vista da capacidade para processar grandes volumes de informação. Sendo assim, quando se adquire um equipamento projetado para operar apenas por pouco tempo e o coloca para operar 24×7, é natural que haja uma sobrecarga e, consequentemente, erros de lip sync.

Por isso, para evitar problemas crônicos com lip sync o melhor a fazer é escolher o equipamento certo. Se a TV ainda não foi montada, pesquise no mercado e tenha a certeza de que o produto que você está adquirindo foi feito para atender a sua necessidade. Essa diferença será muito importante tanto no dia a dia da operação, quanto na estabilidade da exibição. Caso o canal já esteja montado e isso não seja possível, tenha ciência de que a máquina precisa operar com máximo desempenho. Tente deixá-la disponível somente para a tarefa de colocar a programação no ar e, a qualquer sinal de lip sync, fique alerta.

Ficou com alguma dúvida sobre como evitar erros de lip sync? Escreva um comentário para nós!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *