Como fazer um bom investimento em equipamentos de TV?

Publicado por Glaudir Schlemper em

A qualidade do trabalho de uma emissora depende muito de seus equipamentos de TV. Para alguns pode parecer detalhe, mas uma escolha ruim faz a diferença no resultado apresentado ao espectador. Um equipamento de captação de áudio ruim, por exemplo, pode comprometer toda uma produção. Imagine então se o equipamento em questão for o Playout.

É por isso que, em momentos de escolha ou troca, quem está diretamente envolvido nos processos para a compra dos equipamentos precisa ficar atento. Ficar na zona de conforto e adquirir produtos sempre do mesmo fornecedor pode não ser a melhor escolha. O ideal é conhecer todas as opções, ouvir várias opiniões diferentes e não cair em armadilhas.

Para isso, é preciso ter cautela e pensar de maneira objetiva, o que nem sempre é fácil. Os diversos fornecedores sempre se esforçam para apresentar suas soluções, exaltam as qualidades do produto e se colocam como a opção mais vantajosa. No entanto, muitas funcionalidades sequer servem para a realidade da sua empresa ou não funcionam como prometido.

Como então é possível fazer a escolha certa? Separamos algumas dicas que podem ajudar.

Escolhendo bons equipamentos de TV em 4 passos

O modo como fazemos escolhas diz muito sobre nossa personalidade. Apesar de variar de pessoa para pessoa, sempre será um misto entre razão e emoção. Apesar de haver estudos que mostram que a emoção tem papel fundamental nesse processo, ter o máximo de fatos concretos para raciocinar sobre uma escolha ajuda muito a tomar a decisão correta.

A escolha dos equipamentos de TV que irão formar uma estrutura pode fazer toda a diferença no dia a dia do trabalho das equipes. Após fazer um levantamento prévio sobre opções de mercado, valores e recomendações, leve em conta a experiência e a adesão desse novo equipamento na realidade das equipes. É evidente que aspectos como preço e reputação da empresa são importantes, mas há outros diferenciais que vão além. Recomendamos que, antes da compra, seja elaborado um planejamento com as seguintes etapas:

Converse com a equipe

A pessoa que toma decisões sobre a compra de equipamentos geralmente  não é a mesma que irá operá-los. Por isso, pergunte-se sempre: quem serão as pessoas diretamente envolvidas com o uso dos novos equipamentos de TV? Reúna-os e procure saber sobre experiências positivas e negativas com equipamentos semelhantes.

A opinião de quem lidará com o aparelhos pode ser decisiva para observar detalhes que talvez você não tenha levado em conta inicialmente como:  se há dificuldades, se eles já pesquisaram sobre o assunto, se já usaram bons equipamentos em empregos anteriores ou se possuem alguma indicação. Essas informações podem ser muito valiosas no momento de optar entre um produto e outro.

Entenda as necessidades da sua empresa

Cada emissora de TV possui necessidades específicas, por isso olhar o que o “vizinho” está fazendo nem sempre é a saída. Procure entender as especificidades dos equipamentos de TV e o que cada fornecedor tem a oferecer. Não contente-se com poucas informações. Há equipamentos que possuem excelente qualidade, mas não se adequam totalmente ao dia a dia da emissora.

Algo muito importante a ser observado são as funcionalidades dos equipamento de TV. Se, por exemplo, o aparelho do fornecedor “X” possui mais funcionalidades do que o do fornecedor “Y”, mas se as poucas que o “Y” tem a oferecer são muito mais alinhadas com o seu objetivo, vale mais a pena escolher por ele. Pode parecer óbvio, mas essas observações só ficam evidentes quando houve um estudo prévio sobre o que era realmente uma necessidade para a emissora.

Outro ponto importante é a possibilidade de integração com os equipamentos que a emissora já possui. Imagine , por exemplo, se para ter um novo Playout, fosse preciso trocar outros equipamentos por não haver integração entre eles. Lembre-se de que flexibilidade e integração devem ser palavras de ordem para a tecnologia do futuro. O novo equipamento deve ser capaz de se adaptar, caso contrário ele pode causar mais prejuízos do que benefícios.

Observe também se o fornecedor escolhido é flexível o bastante para aceitar fazer pequenas customizações na solução. Isso pode fazer toda a diferença para que o equipamento escolhido se encaixe perfeitamente nas necessidades da sua empresa.

Pense a longo prazo

Pensar a longo prazo não significa somente observar a robustez do equipamento e verificar se ele é bom o suficiente para operar em perfeito funcionamento por um longo período. Isso é o mínimo. Ao comparar fornecedores, veja também se as soluções que eles oferecem estão alinhadas com as novas tecnologias, ou seja, com o futuro. Há empresas que se prendem ao passado e não entendem que algumas funcionalidades precisam contemplar o novo.

Podemos citar como exemplo a integração com as redes sociais. Por meio do Playout é possível viabilizar de forma simples a exibição de mensagens com uma hashtag específica exibida ao longo da programação, por exemplo. Esses pequenos detalhes fazem a diferença porque agregam valor à programação e poupam trabalho das equipes que lidam com a operação.

Realize uma prova de conceito (PoC)

Alguns fornecedores oferecem a possibilidade de realizar uma prova de conceito, também conhecida como PoC, antes de fechar a compra. É a oportunidade ideal para testar todas as funcionalidades e verificar na prática as vantagens. Nesse momento, se ainda restar alguma dúvida sobre a compra, ela pode ser solucionada.

É interessante verificar também se existe  a possibilidade de fazer customizações no produto. A Digilab entende que cada cliente é único. Por isso, além da possibilidade de teste antes da aquisição, está disposta a fazer adaptações para atender necessidades específicas.

Por que os equipamentos Digilab são um ótimo investimento?

Agora que você já conhece os quatro passos para entender o contexto e saber como escolher equipamentos de TV alinhados com seus objetivos, daremos alguns argumentos para que sua pesquisa contemple as nossas soluções.

Nossa preocupação é que você faça boas escolhas e, caso opte por nossos serviços, que se estabeleça uma relação de confiança e parceria entre ambas as empresas. Por isso, veja algumas vantagens que nossos clientes costumam destacar como diferenciais:

Robustez

Essa é uma das características mais marcantes de nossos equipamentos de TV. Eles são projetados para aguentar operações onde a robustez é vista como essencial. Nosso Playout foi feito para operar com tranquilidade em realidades 24 x 7, nas quais o equipamento fica ligado 24 horas por dia e 7 dias por semana, muitas vezes por longos períodos sem intervenção humana.

Usabilidade

A fácil uso  de nossas soluções também é destaque. Isso é possível grande parte porque os softwares foram projetados em português, e não traduzidos, como é o caso de muitos equipamentos disponíveis. Outro motivo é a constante preocupação em aprimorar a usabilidade para que a experiência se torne mais fácil para o usuário.

Suporte técnico

Somos uma empresa nacional. Por isso, nosso suporte técnico tende a ser muito mais eficiente do que o de empresas estrangeiras, que muitas vezes possuem uma burocracia extensa para resolver problemas pontuais dos clientes. Na Digilab, como a relação é muito próxima, buscamos estabelecer uma relação próxima e resolver as demandas o mais rápido possível.

Constante atualização

Nossa empresa possui uma equipe de desenvolvedores própria, sempre preocupados em tornar os equipamentos de TV cada vez melhores e mais alinhados com as necessidades da atualidade. Muitos desses aprimoramentos são feitos junto aos clientes, ou seja, eles sugerem alternativas e nós colocamos em prática e transformamos em uma funcionalidade fixa do equipamento.

Há também alguns aspectos que são próprios à necessidade de algum cliente específico. Por isso, também oferecemos a possibilidade de realizar algumas customizações e tornar o serviço ideal para cada cliente.
Essas e outras características fazem de nossos equipamentos uma excelente opção ao considerar a troca ou aquisição de equipamentos de TV


Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *