SmartPlay: distribuição de conteúdo automatizada para sessões plenárias

Publicado por Glaudir Schlemper em

No texto anterior falamos sobre como a vida de um assessor parlamentar pode ser beneficiada pela automação na distribuição de conteúdo. Hoje falaremos sobre como o uso do software SmartPlay pode também ser muito vantajoso para os profissionais que trabalham na operação das TVs públicas. Para se ter uma ideia do quanto uma tecnologia desse tipo é necessária, basta imaginar o quão desafiador é receber dezenas de pedidos simultâneos de trechos de falas gravadas vindos dos assessores parlamentares. Isso sem falar na organização necessária para que haja transparência no atendimento a todos.

Como a distribuição de conteúdo automatizada facilita o trabalho da área técnica?

Toda casa legislativa que possui serviços estruturados de gravação e transmissão das sessões plenárias necessita de uma área técnica, ou seja, um departamento com estrutura semelhante à uma TV que permite não só transmitir, mas também gravar e editar o material captado para que ele possa ser usado em outras oportunidades. Como mencionamos no texto citado no início deste material, há uma constante demanda dos assessores parlamentares por esses vídeos. Eles são interessantes para que se possa, além de levar a informação para a população, também repercutir falas importantes do político e trabalhar a imagem dele, por exemplo, nas redes sociais e futuras campanhas.

O problema é que, mesmo que a estrutura disponibilizada pela casa legislativa para a distribuição de conteúdo seja grande, o número expressivo de pedidos dos diversos assessores acaba acarretando em um volume de trabalho incompatível com a possibilidade de atendimento da equipe. Sendo assim, o SmartPlay torna-se um divisor de águas no relacionamento entre a área técnica da TV legislativa e os políticos com seus respectivos assessores.

Solução para uma demanda recorrente em TVs Públicas

Na rotina de uma casa legislativa, ao fim de uma sessão plenária, é comum que nas TVs públicas surja a seguinte demanda: Os assessores pedem à equipe técnica da TV que editem o vídeo e forneçam apenas o trecho em que seu parlamentar aparece. Se imaginarmos um cenário como a Câmara de Brasília, por exemplo, são mais de 500 assessores solicitando a edição do vídeo ao mesmo tempo, gerando um imenso e demorado trabalho até que todos sejam atendidos. Esse é um dos locais onde o SmartPlay já solucionou essa questão.

A partir da implantação do software a rotina de trabalho se torna muito mais simples, já que a maior parte das tarefas ocorre forma automática. A ferramenta divide as mídias de acordo com as categorias como nome, tempo de fala, tema, data, etc. Porém, a facilidade e a rapidez que isso é feito não se compara à maneira convencional, já que basta selecionar essas categorias dentre as opções disponíveis e tornar os vídeos disponíveis para download.

Essa distribuição de conteúdo ocorre ainda no decorrer da sessão, cerca de quatro minutos após o término da fala do parlamentar. Dessa forma, à medida que as falas ainda estão ocorrendo, os assessores já podem começar a trabalhar com o conteúdo gerado, evitando demanda extra para a equipe técnica. Isso ocorre porque cada assessor recebe notificações automáticas em seus e-mails sobre a disponibilização dos vídeos que possam lhe interessar e baixar de forma fácil e intuitiva em seus próprios computadores.

Atendimento justo

Como há uma padronização na distribuição de conteúdo, disponibilizando as mídias respeitando a sequência da sessão, elimina-se a desconfiança de que o operador possa estar beneficiando determinado político. Isso poderia gerar incômodos injustos e problemas para o funcionário dentro da casa legislativa. Com o SmartPlay, a transparência da prestação do serviço fica garantida e o atendimento a todos os parlamentares torna-se uniforme. Dessa maneira, todos podem trabalhar da forma que acharem melhor os vídeos, repercutir de forma simplificada as sessões para a população e ficar mais próximo da população.

Transmissão via internet

Outra possível atribuição dada à equipe técnica em uma casa legislativa é a transmissão das sessões via internet. Essa demanda também torna-se facilitada com o uso do SmartPlay, que disponibiliza o sinal ao vivo para a internet em tempo real.

Outras vantagens do SmartPlay

Outros departamentos de uma casa legislativa também podem sentir os benefícios da distribuição de conteúdo pelo SmartPlay. Um exemplo é a assessoria de imprensa da casa, que está sempre trabalhando conteúdos e repercutindo assuntos que são de interesse da população. Os vídeos ficam disponíveis para download e podem ser baixados pelos funcionários que possuam senha de acesso. Sendo assim, o jornalista pode assistir online e baixar vídeos com o objetivo de produzir materiais de divulgação.

Para textos impressos, uma grande facilidade é que o SmartPlay pode ser integrado aos sistemas de taquigrafia, ou seja, a transcrição do que foi dito. Isso facilita as buscas por falas específicas e contribui para repercutir literalmente as falas dos parlamentares sem correr o risco de contestações.


 

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *