6 desafios da distribuição de conteúdo

Publicado por Glaudir Schlemper em

A distribuição de conteúdo diz respeito ao gerenciamento de múltiplos canais de TV ao mesmo tempo. A natureza desses canais pode ser diversa.  Vai desde uma emissora que possui praças em cidades diferentes, até uma operadora que possui canais com programação segmentada para diversos públicos. Nesse texto, nos atentaremos especialmente às emissoras de TV, mas os desafios da distribuição de conteúdo ocorrem em toda e qualquer operação que exija a execução e compartilhamento de mídia.

Destacamos seis principais desafios encontrados por aqueles que enfrentam diariamente a tarefa de gerenciar conteúdo. A boa notícia é que para cada um deles existe uma solução Digilab que pode ajudar a agilizar e facilitar a tarefa:

1 – Montagem de playlists

A montagem de playlists em geral ocorre de forma manual. Quando há a distribuição de conteúdo, o operador de cada exibidor fica responsável por montar as sequências e organizá-las de acordo com o que for mais conveniente para o momento. Isso leva tempo e é bastante trabalhoso. Por isso, o PlayManager Digilab permite que os vídeos sejam cadastrados e ordenados por meio de tags. Assim, fica fácil procurar mídias relacionadas com determinado tema e montar as sequências com maior rapidez.

2- Gerenciamento de múltiplos canais

As mesmas tags que facilitam a montagem das playlists, também permitem que múltiplos canais sejam gerenciados ao mesmo tempo. Como a distribuição de conteúdo se torna bastante simples, um mesmo operador pode cuidar de vários canais. Isso porque outra funcionalidade importante do PlayManager é o acesso remoto. Não é necessário estar fisicamente no local do exibidor para operar a máquina e escolher a sequência de conteúdos. Por meio da Interface Web, o operador pode gerenciar e acompanhar a reprodução da mídia de qualquer local, basta estar conectado à internet.

3 – Mídias em formatos diferentes

Outro desafio da distribuição de conteúdo está ligado ao formato dos arquivos. Por isso, a Digilab desenvolveu uma tecnologia para playout que dispensa encoder e exibe múltiplos formatos ao mesmo tempo. Na prática, isso significa muito menos tempo identificando formatos e convertendo-os para arquivos amigáveis para o seu sistema.

4 – Download de arquivos

Quando há distribuição de conteúdo por meio de downloads, a espera costuma ser grande, inclusive podendo atrasar a exibição de determinados conteúdos porque o arquivo não chegou a tempo. Para eliminar esse problema, o Digilab Sync utiliza a tecnologia peer to peer, que permite a transferência simultânea de arquivos do Servidor de Conteúdo para vários exibidores. O tempo total de download diminui porque os arquivos são divididos em segmentos que podem ser baixados de diferentes locais. A escolha da origem desses segmentos também influencia na agilidade da distribuição do conteúdo, já que prioriza a que tiver o menor custo de transferência, na ordem: local, dentro da mesma rede ou através da Internet.

5 – Cadastro Ancine

Outro desafio importante que diz respeito à distribuição de conteúdo é o cadastro Ancine. Com o PlayManager, o cadastro Ancine é feito por meio de metadados, automaticamente. Isso exclui a necessidade de disponibilizar um funcionário exclusivamente para a execução dessa tarefa. Outra vantagem é que conforme a programação que efetivamente foi ao ar no exibidor, a geração do relatório ANCINE ocorre automaticamente.

6 – Gerenciar plataforma VOD

É cada vez mais comum que emissoras de TV possuam plataformas VoD. Isso adiciona mais um desafio para a distribuição de conteúdo, já que precisa haver um gerenciamento eficiente. Nesse caso, a tecnologia pode ajudar, pois automatiza a transferência de conteúdo para a plataforma online, inclusive com metadados e transcodificação de arquivos de vídeo para os formatos de diferentes plataformas.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como as soluções Digilab podem ajudar nos desafios da distribuição de conteúdo? Continue acompanhando nossos posts ou entre em contato conosco!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *