Case Canal do Boi: Como melhorar a entrega de vídeo em canais de nicho

Publicado por Glaudir Schlemper em

Desde quando entrou no ar, em 1995, o Canal do Boi lançou uma nova maneira de comercializar gado: foi o primeiro canal de TV voltado para leilões de pecuária no mundo. Além dele, o grupo SBA também gerencia o Agro Canal, Novo Canal e Conexão BR, gerando conteúdo informativo para cerca de 80 milhões de telespectadores em território nacional e de fronteira, de acordo com a ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV.

Canal do Boi, Digilab e Embratel — Parceria de sucesso

Os canais do grupo SBA estão presentes na televisão por assinatura por várias operadoras e disponíveis na internet. Essa foi a forma encontrada para chegar a mais espectadores e promover conectividade e comodidade aos participantes dos leilões. Com o avanço dos meios de comunicação, surgiu a necessidade de oferecer uma experiência completa, sem instabilidade de sinal. É aqui que a Digilab e a Embratel entram, como parceiras na história da empresa. O grande desafio era oferecer a mesma qualidade da TV, mas com as facilidades da internet.

Segundo José Carlos Lima, Gerente de engenharia da SBA ”a transmissão de sinais de áudio e vídeo da empresa via internet não era compatível com os vários sistemas atuais”. O gerente comercial da Digilab, Ewerton Firmino, explica que isso acontecia porque “o streaming dos três canais era transmitido com as taxas do próprio cliente, ou seja, não havia uso de CDN e a banda precisava ser muito alta para atender o que era demandado.” Os espectadores, na época, acabavam acessando o sinal de um mesmo local e sobrecarregando a estrutura, o que resultava em queda de qualidade.

Migração para a CDN Embratel

A solução oferecida pela Digilab para o cliente usa como base a parceria com a CDN da Embratel. A CDN, sigla em inglês para Content Delivery Network, é uma grande rede de distribuição, na qual há réplicas de sinal em diferentes servidores, distribuídos por localidades. Sendo assim, toda vez que o usuário acessa um vídeo, o conteúdo é transmitido rapidamente, pois o caminho percorrido dentro da rede é menor. No outro modelo, quanto mais pessoas, mais chances de erro e instabilidade, pois todos precisavam acessar o sinal de um mesmo local. Atualmente, a qualidade na entrega é a mesma para todos, seja com dez espectadores ou com um milhão deles.

Hoje, a operação do Canal do Boi e dos outros canais da SBA é muito mais simples. Ewerton Firmino explica que eles entregam somente um fluxo de vídeo (streaming) de cada canal para a CDN, via nuvem. Isso resulta em uma economia de recursos e facilidade na entrega. Para sustentar a distribuição no modelo anterior, era preciso uma banda maior e mais cara.

Outra vantagem é que o sinal recebido na CDN é transcodificado com o objetivo de oferecer uma melhor experiência ao usuário final. Como a “velocidade” da internet do espectador pode variar muito, é interessante que a transmissão também possa variar para adequar-se a possíveis instabilidades. Assim, os Transcoders da Digilab instalados na CDN da Embratel, recebem da SBA o sinal na maior taxa possível, mas distribui em três qualidades. Para o cliente, esse processo é vantajoso, pois ao variar entre as taxas, há a possibilidade de contemplar diferentes qualidades de sinal de internet sem perda do conteúdo que está sendo exibido.

Experiência do usuário

José Carlos Lima e Ewerton concordam que a maior vantagem da parceria foi a melhoria da experiência do usuário, assim como o incremento na possibilidade de novos negócios. Os canais rodam na maioria dos dispositivos móveis e são compatíveis com as SmartTVs mais modernas. A consequência é que o número de espectadores cresceu, assim como a satisfação do cliente. “A adequação nos fez enxergar outras possibilidades de negócios, além da satisfação dos clientes com o aumento da qualidade da transmissão que chega até eles”, afirma Lima.

Caso tenha interesse em saber mais sobre como funcionam os serviços de transcodificação e distribuição de sinal oferecidos pela Digilab, entre em contato conosco!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *