Como a tecnologia ajuda a ampliar o alcance das informações públicas?

Publicado por Glaudir Schlemper em

O alcance das informações públicas é fundamental para que mais pessoas sintam-se encorajadas a participar da vida pública. Em textos anteriores, falamos sobre como melhorar o acesso das pessoas a essas informações e promover a transparência. As redes sociais têm se mostrado importantes aliadas nesse processo, pois ajudam a divulgar, de forma ampla e simplificada, as atividades dos agentes públicos. Também são elas as responsáveis por aumentar esse alcance do qual estamos falando. Afinal, de nada adianta ter diversos meios para divulgação de informações, como canal legislativo de TV, programas de rádio e jornais, se as informações passadas não são atrativas.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre como as novas tecnologias estão ajudando a aumentar o alcance das informações públicas, especialmente no que diz respeito à ferramenta SmartPlay, que realiza transmissões ao vivo, grava e distribui as informações geradas em sessões plenárias.

Acervo organizado

Grande parte das casas legislativas já possui um canal próprio de TV, onde são transmitidos os acontecimentos da casa legislativa para aqueles que tenham interesse em pautas específicas ou em assuntos do poder público em geral. O alcance das informações públicas tornou-se muito mais amplo a partir da criação desses canais. No entanto, nem todas as pessoas possuem a disponibilidade de tempo para acompanhar as sessões e acabam deixando de lado o acompanhamento das ações dos órgãos públicos por conta disso.

Cientes dessa dificuldade, diversas medidas têm sido tomadas pelas estruturas de comunicação das instituições com o objetivo de aproximar-se das pessoas. Hoje, já é possível assistir às sessões em qualquer horário, via o canal do YouTube da câmara dos deputados, por exemplo. Porém, isso ainda não ocorre em todas as casas legislativas estaduais e municipais do país.

Pioneirismo da câmara dos deputados

Como já mencionamos em outros textos, a câmara dos deputados é inovadora em muitos aspectos. Por lá, por exemplo, já existe desde 2014 a atuação do SmartPlay. A ferramenta é capaz de gerenciar informações e, por meio de TAGs, cataloga e distribui os vídeos de acordo com as necessidades de cada parlamentar, em poucos minutos.

Isso é interessante não só para a distribuição imediata de conteúdo, mas também para o  acervo, que fica dividido tanto por temas (agricultura, meio ambiente, saneamento, por exemplo), como por parlamentar (nome, partido, etc). Dessa forma, fica mais fácil fazer buscas e trabalhar temas específicos no futuro e a informação não se perde.

Para os parlamentares, há vantagens em relação à distribuição desse conteúdo que eles estão gerando. Como mencionamos no post “Como a automação na distribuição de vídeos pode ajudar o trabalho de um assessor parlamentar?” o assessor tem acesso aos vídeos direto na sua caixa de e-mail e pode usar como achar melhor, aumentando o alcance das informações públicas e o engajamento das pessoas com as pautas em discussão.  

Maior público, menores custos

Estima-se que, com menos de 5% do que é gasto para manter uma TV Legislativa, é possível atingir cerca de 50% mais pessoas utilizando o SmartPlay.

Dessa forma, a ferramenta se destaca por ser uma importante aliada na prestação de contas à população e na transparência do poder público. É importante salientar que o SmartPlay não substitui os serviços da TV Legislativa, mas a complementa. Com a vida corrida, poucas pessoas têm tempo para assistir às íntegras das sessões e, à medida que os assessores parlamentares trabalham e divulgam esses vídeos, fica mais fácil acompanhar e entender o que está acontecendo, participar e opinar.

A demanda por esse tipo de relação entre poder público e população é latente e deve aumentar exponencialmente já a partir das próximas eleições. Espera-se que haja uma renovação no modo de fazer política e uma maior interação entre legisladores e eleitores. A internet será fundamental nesse processo.

Por isso, se você tem interesse em saber mais sobre como funciona o SmartPlay, entre em contato conosco!

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *